Alunos do Recife garantem vaga na Olimpíada de Robótica

Os estudantes classificados agora irão disputar a etapa nacional no Rio Grande do Sul, em outubro

ter, 03/09/2019 - 11:01
Mônica Silveira/Prefeitura do Recife/Divulgação Os alunos vencedores são de escolas públicas da RMR Mônica Silveira/Prefeitura do Recife/Divulgação

Alunos de três escolas públicas da Região Metropolitana do Recife venceram os primeiros lugares dos níveis 1 e 2 da Olímpiada de Robótica. Eles concorreram com estudantes de escolas de ensino público e privado de todo Estado. A vitória garantiu vaga na edição nacional da competição, marcada para ocorrer em outubro, no Rio Grande do Sul.

A etapa local de classificação foi realizada no domingo (01), na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, e contou com 52 duas equipes na disputa na categoria "Regaste", proposta pela Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR).

Os desafios desenvolvidos pelos estudantes consistiam em programar robôs para resgatar vítimas, representadas por uma bolinha, para áreas de salvamento para os estudantes do nível 1, entre 11 e 14; já os alunos do nível 2, com adolescentes entre 14 e 19 anos, precisavam, além de resgatar a bolinha, suspendê-la até uma área segura.

O nível 1 foi vencido pelas equipes The Monsters e DMC Evolution, das escolas municipais do Recife Pedro Augusto e Padre Antônio Henrique; elas ficaram com o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Já os desafios do nível 2 foram vencidos pelas equipes da Unidade de Tecnologia e Cidadania do Cordeiro. O primeiro lugar ficou com a equipe Legião Robot e o segundo com a Fire Robot, mas, de acordo com a regra da competição, a vaga só pode ser ocupada por uma equipe de cada escola, então o terceiro lugar classificatório para o nacional ficou com a equipe Gadeget 727, do Sesi Goiana, na Mata Norte.

A Olimpíada Brasileira de Robótica deste ano contou com cinco regionais classificatórias para a estadual. Ao todo, há 373 equipes inscritas em Pernambuco, com 230 equipes que estiveram presentes nas cinco regionais e 52 equipes classificadas na OBR estadual. 

COMENTÁRIOS dos leitores