De Legião Urbana a Cazuza: aulão para o Enem agita feras

Para aliviar a ansiedade antes do Enem, aulão misturou música e conteúdos da prova de maneira descontraída. Veja vídeo

por Nathan Santos seg, 30/09/2019 - 19:20
Nathan Santos/LeiaJáImagens O professor de redação Diogo Xavier interpretou canções de Legião Urbana Nathan Santos/LeiaJáImagens

Ao som de canções que marcaram época no Brasil, estudantes tiveram uma tarde descontraída, nesse domingo (29), e ainda afinaram seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso preparatório ‘Squadrão’ realizou um aulão, em um shopping localizado em Paulista, Região Metropolitana do Recife, cujo objetivo foi revisar assuntos corriqueiros da prova por meio de explicações e canções, tanto originais quanto paródias.

Segundo o professor de matemática Alberto César, utilizar música aliada ao ensino é uma maneira de tranquilizar e motivar os candidatos, já que esta reta final é marcada por pressão psicológica. “A proposta do evento traz motivação ao aluno. A música associada ao conteúdo vai fazer com que ele chegue mais motivado para a prova, já que neste momento pré-Enem a ansiedade fala muito alto. E a gente tenta tirar essa ansiedade por meio do conhecimento sendo repassado com canções”, disse o professor de matemática.

Para o professor de Linguagens Gilberto Alves, paródias são ferramentas inteligentes de memorização, porém, o aluno não pode deixar de lado os estudos tradicionais. “Não só em Linguagens, mas também nas outras disciplinas, quando você consegue associar assuntos à música, ajuda a memorizar. É uma dica que dou: estude também por meio de paródias”, ressaltou o educador.

O LeiaJá acompanhou vários momentos do aulão musical. Confira vídeo a seguir:

As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Na primeira data, os candidatos terão questões de Linguagens, Humanas e redação. Já no segundo dia, haverá prova de Ciências da Natureza e matemática.

LeiaJá também

--> Enem: idosos voltam às aulas para realizar sonhos

--> Em ação inédita, aulão é conduzido só por mulheres

COMENTÁRIOS dos leitores