Alfredo Macedo Gomes toma posse como reitor na UFPE

Cerimônia foi realizada nessa sexta-feira (18)

por Lara Tôrres sex, 18/10/2019 - 17:37
Lara Tôrres/LeiaJá Imagens Lara Tôrres/LeiaJá Imagens

O professor Alfredo Macedo Gomes foi empossado reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UPE), nessa sexta-feira (18) no Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCNN), no Recife.  Na quinta-feira (16), em Brasília, Alfredo já havia sido empossado em Brasília, pelo ministro da Educação Abraham Weintraub.

A nomeação por parte do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) só foi realizada e publicada no Diário Oficial da União no último dia 10. Durante a cerimônia, a então vice-reitora em exercício Florisbela de Arruda passou o posto para Alfredo, no lugar do ex-reitor Anísio Brasileiro. O professor também participa da posse do vice-reitor professor Moacyr Cunha de Araújo Filho, que o acompanhará ao longo do mandato de 4 anos, até 2023.

Obstáculos à posse 

Em seu discurso, Alfredo afirmou que ele e Moacyr ainda não montaram a equipe de comando da universidade devido às incertezas em relação à posse da chapa eleita para a reitoria. O motivo foi uma ação movida pelo “Grupo Docentes pela Liberdade”, que contestava a lista tríplice elaborada pelo conselho universitário da UFPE. O grupo é formado por professores e empresários liderados pelo professor do Centro de Ciências Jurídicas Daniel e Silva Meira, que é irmão do coronel Luiz Meira, líder bolsonarista no Estado. 

Os “Docentes Pela Liberdade” tentaram impedir judicialmente a posse de Alfredo e Moacyr, reclamando que os outros componentes da lista tríplice enviada pela UFPE ao governo não faziam parte da eleição para a reitoria. No entanto, o juiz Francisco Alves dos Santos Júnior, da 2ª Vara Federal de Pernambuco rejeitou a ação civil que solicitava a anulação da lista. Ele entendeu que cabe ao Conselho Universitário formar a Lista Tríplice, a partir de processo eleitoral de caráter apenas consultivo. O magistrado também entendeu que não houve nenhuma irregularidade ao seguimento das regras regimentais, leis nem à Constituição Federal no processo de escolha dos nomes que acompanharam os de Alfredo e Moacyr. 

Mudança de paradigmas

Em seu discurso de posse, o novo reitor Alfredo Macedo Gomes, que tem formação de graduação em psicologia na própria UFPE, afirmou que durante o seu mandato na UFPE, pretende se ater a todas as propostas de campanha, o que consiste, entre outras coisas, em dar uma atenção maior nos próximos anos às áreas das humanidades para que nenhuma área do conhecimento fique desassistida. “Tivemos nos últimos 24 anos 3 reitores das áreas de engenharia, é um momento que eu creio que vai possibilitar colocar outras questões das áreas de humanas”, disse o reitor. 

Defesa da universidade

Com um discurso forte, o reitor também afirmou que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) afirmou que sua gestão à frente da reitoria será pautada pela defesa de princípios republicanos, democracia, laicidade, diversidade, liberdade de cátedra, pluralidade, justiça social, responsabilidade ambiental e sustentabilidade como pilares para a criação de uma universidade não-elitista.

"A democracia é condição sine-qua-non para o exercício de universidades autônomas, fortes, criativas, inovadoras e comprometidas com as transformações sociais. (...) Nenhuma instituição universitária pode prescindir uma base democrática concreta e real, a nossa carta magna cristalinamente garante esses princípios. (...) É nosso dever lutar pela preservação da autonomia universitária de forma articulada com o conjunto de políticas públicas nacionais para persistir no caminho da construção de uma sociedade democrática com justiça social e econômica", disse o reitor.

Segundo o Alfredo, é um projeto de sua gestão que a UFPE seja uma instituição que tenha uma matriz de energia limpa e sustentável. "Temos que fazer com que nossa universidade torne-se uma instituição de energia limpa, nós produzimos conhecimento nessa área, e temos que fazer com que o que nós produzimos seja aplicado dentro da instituição. Uma universidade ambientalmente responsável e sustentável, que articula responsabilidade ambiental e social como dimensões formativas e indissociáveis do modelo de gestão", afirmou ele.

O vice-reitor Moacyr Cunha de Araújo Filho também defendeu a busca pela sustentabilidade e novas políticas universitárias. “Antes de falar de 'Future-se' (programa do Governo Federal), eu gostaria de falar em 'presente-se'. Sabemos azer cooperação internacional, mas também colaborações com empresas, instituições e companhias públicas e privadas nacionais. Uma Universidade Federal PARA Pernambuco é fundamental em tempos de apagão federativo. Em noites obscuras, os cães ladram mas a caravana passa”, disse ele sob aplausos. 

Ingresso de Alunos

Alfredo, também citou a preocupação com os novos estudantes que chegam à universidade no próximo semestre. O novo reitor afirmou que a responsabilidade com os estudantes e suas famílias, em termos de acesso e assistência, precede o ingresso na instituição.

“As famílias investem muito esforço para que seus filhos e filhas possam ingressar numa universidade pública, a universidade tem que ter capacidade de reconhecer esse esforço anterior e superar os problemas internos no que diz respeito à relação professor e aluno. É impossível que nós não coloquemos na mesa de debate sobre o número alarmante de evasão, repetência e outras questões na nossa instituição. Em determinadas áreas mais do que em outras”, disse o reitor. 

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de outubro, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que tem 49 universidades filiadas, discutirá a possibilidade da saída em bloco do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em decorrência da alta desistência de estudantes. O movimento de debate e possível redução de vagas ou abandono do Sisu é encabeçado pelo professor Pedro Falcão, da Universidade de Pernambuco (UPE). 

O Pró-reitor acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Góes, já havia afirmado em entrevista, que “uma nova gestão vai assumir a UFPE, mas não há qualquer indicativo de saída do Sisu”. Questionado sobre a possibilidade de debater a futura saída da universidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o novo reitor afirmou que no momento o assunto não é uma questão.

LeiaJá também

--> Alfredo Gomes é nomeado novo reitor da UFPE

COMENTÁRIOS dos leitores