O que fazer diante de uma crise de ansiedade no Enem?

Especialistas dão dicas para que o estudante controle a ansiedade durante a prova

por Bruna Oliveira qui, 31/10/2019 - 16:10
Pixabay É preciso saber identificar uma ansiedade normal de uma crise de ansiedade Pixabay

A poucos dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos feras se encontram preocupados e ansiosos, pois almejam obter uma boa pontuação para alcançar o sonho de fazer um curso superior. Mas, o que fazer diante de uma crise de ansiedade durante o processo seletivo.

Para a psicóloga Juliana Carneiro, a princípio, é preciso saber diferenciar a ansiedade que é saudável da ansiedade que paralisa e faz com que a pessoa não consiga realizar uma atividade. “Quando alguém está prestes a fazer algo importante, há mecanismos que vão dar uma descarga de adrenalina para que ele a faça. É normal sentir a mão suar, o coração acelerar, mas depois de um tempo os sintomas declinam. Já quando aparecem manifestações que ele não consegue controlar, como choro demasiados e tonturas, ele se encontra em uma crise ansiosa”, explica.

De acordo com Juliana, não existe uma receita para que o participante não tenha uma crise de ansiedade durante a prova. No entanto, existem passos que o candidato pode seguir para evitar que a crise aconteça. “Um dia antes da prova, ao invés de revisar o assunto, o ideal é que ele realize atividades que proporcione relaxamento e tire o foco das provas. Pode ser ler um livro, ouvir música, assistir filmes, séries ou qualquer outra”, diz. A psicóloga também recomenda que no dia do Enem o aluno saia de casa com antecedência, se hidrate e leve uma comida que goste como forma de prêmio.

Se o candidato tiver uma crise de pânico, mesmo tendo seguido os passos citados anteriormente, Juliana Carneiro aponta que ele deve fazer exercícios de respiração, além de se questionar sobre o motivo pelo qual está ansioso. “O aluno deve lembrar que chegou no local de prova, que está bem e que estudou, portanto não precisa ficar ansioso”, declara.

Segundo Water Veríssimo, hipnólogo, a hipnose também pode ajudar o candidato antes, durante e após a prova, já que ela é capaz de causar relaxamento e fazer com que o estudante lembre, até mesmo, de assuntos vistos em sala de aula. “O ideal é que o candidato pratique auto-hipnose até o dia da prova e, durante o exame, usar técnicas que ajude ele a controlar a ansiedade, permanecer mais calmo e ter acesso a informações que foram estudadas”, comenta.

Para ajudar o participante que tem como interesse realizar a auto-hipnose, Veríssimo ensinou três técnicas, na qual a primeira consiste em ser praticada em uma etapa pré-exame e a terceira e segunda, durante a prova. Confira:

As provas do Enem serão realizadas no próximo domingo (3) e no dia 10 de novembro. No primeiro dia, os candidatos terão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo dia, o certame terá quesitos de matemática e Ciências da Natureza.

LeiaJá também

--> Recife: frotas de ônibus terão reforço no Enem

--> Fuvest usará reconhecimento facial no Vestibular 2020

--> Após meme, Inep alerta: 'No Enem só pode caneta preta'

COMENTÁRIOS dos leitores