Entenda como é feita a correção das provas do Enem 2019

Provas foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro

por Bruna Oliveira ter, 12/11/2019 - 14:54
Camilla de Assis/LeiaJaImagens Caderno azul do Enem, edição 2019 Camilla de Assis/LeiaJaImagens

Com o fim da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, a próxima etapa a ser cumprida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizadora do processo, é a correção do certame. O Enem contou com mais de 5 mil inscritos.

De acordo com o Inep, após a saída do último participante da sala de provas, o chefe de sala iniciou o procedimento de checagem e segurança que garante o sigilo e isonomia do exame. Foi feita a conferência dos cartões-resposta, além das folhas de redação e de rascunho dos candidatos presentes e ausentes.

Após a conferência, os materiais foram encaminhados em malotes para o Rio de Janeiro, rumo ao consórcio aplicador, que é composto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Cesgranrio. Ainda de acordo com o Inep, quase 10 milhões de cartões-reposta passam por uma triagem e digitalização.

O consórcio, por sua vez, é responsável pela computação dos dados constantes nos cartões, no qual é utilizado um sistema de reconhecimento automatizado que extrai os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante e em seguida são encaminhados ao Inep. 

Ao Instituto, cabe processar os resultados do Enem, com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), e gerar o boletim de desempenho com as notas das quatro provas objetivas.

COMENTÁRIOS dos leitores