Sisu: estudantes terão dois dias a mais para se inscrever

Agora, prazo para realizar candidaturas vai desta terça-feira (21) até o próximo domingo (26)

por Jameson Ramos seg, 20/01/2020 - 18:35
Camilla de Assis/LeiaJaImagens Inscrições começam nesta terça-feira (21) Camilla de Assis/LeiaJaImagens

O Ministério da Educação (MEC) dará mais tempo para que os estudantes possam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Terça-feira (21), continua sendo o início das inscrições, mas o período segue até as 23h59 do domingo (26), dois dias a mais do que o que havia sido estipulado no edital.

Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet. Como há o uso da nota do Enem, o Ministério da Educação (MEC) resolveu dar mais tempo para solucionar todos os problemas com as correções das provas. 

“O Sisu vai estar aberto no prazo que era previsto. Faça sua inscrição e, para quem tiver problema, estamos estendendo em mais dois dias”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em nota divulgada pela assessoria de imprensa do MEC.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

As outras datas são:

- Matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;

- Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

- Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, as notas do Enem já foram corrigidas e estão disponíveis na Página do Participante, seja no portal, seja no aplicativo do Enem. “Nós pegamos todos os quase 4 milhões de participantes e corrigimos as provas deles com todos os gabaritos possíveis e calculamos todas as proficiências possíveis”, disse o titular do instituto responsável pela aplicação do exame.

*Com informação da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores