Felicidade é tema de nova disciplina da Unicamp

'Aluno que busca ser feliz' pode manifestar interesse em participar da matéria

por Nathan Santos dom, 16/02/2020 - 14:22
Pixabay Felicidade é um dos sentimentos mais almejados pela sociedade Pixabay

Um dos mais importantes e desejados sentimentos humanos será pauta de disciplina que passará a ser oferecida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): a felicidade. Assim como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a instituição de ensino contará com aulas que têm, entre os seus objetivos, abordar aspectos emocionais e estratégias que podem contribuir para o bem estar dos estudantes.

“O aluno que busca ser feliz na Unicamp pode manifestar seu interesse por uma nova disciplina eletiva a ser oferecida neste semestre: ‘Habilidades emocionais e o impacto no desenvolvimento na engenharia: Felicidade’. Ao contrário do que denota o nome, não se trata de disciplina específica para as engenharias, ela é aberta a todos os cursos, inclusive a funcionários”, anunciou a Universidade em seu site oficial.

Inspirada em uma matéria desdobrada há mais de dez anos na Harvard University, nos Estados Unidos, a nova disciplina da Unicamp será ministrada pela educadora Vanessa Rodrigues dos Santos Maria. Os conteúdos fazem parte do curso regular de graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e reúnem, ao todo, 60 horas/aula.

Trabalhar o conhecimento socioemocional dos estudantes, abrangendo reflexões filosóficas e autoconhecimento, é uma das propostas da iniciativa. Aprendizagem ativa, interdisciplinaridade, cérebro e a neurociência, importância do vínculo social, evoluções cognitiva e emocional são alguns dos tópicos de aulas da disciplina.

Para Vanessa Rodrigues, trabalhar a felicidade entre alunos e professores é fundamental para que sejam analisadas algumas situações que permeiam as relações humanas. “Vamos falar principalmente sobre relações humanas, do quanto a gente precisa se envolver com as emoções e sentimentos e de resiliência. Vivendo nesse mundo caótico de hoje e com o advento da tecnologia, identificamos pessoas que estão sozinhas, isoladas; dentro da universidade não é diferente. É a primeira vez que trazemos o tema para a Universidade. Aqui em Campinas, já militamos há cinco anos contra a violência dentro de escolas públicas e privadas, trabalhando aspectos socioemocionais junto a crianças e adolescentes”, comentou a professora, conforme informações do site oficial da Unicamp.

Engenheiro de computação pela Unicamp, Marco Antonio Linhares teve a ideia de trazer o tema “felicidade” em forma de disciplina. “Felicidade é a mais procurada (em Harvard) pelos estudantes desde sua implantação. “Pensei: por que não trazer o tema para a Unicamp, onde passei os melhores anos da minha vida e também situações bem difíceis? Queremos oferecer esse conteúdo e fazer com que as pessoas criem um projeto pessoal e saiam da disciplina mais felizes e mais resilientes para enfrentar os seus desafios”, destacou o engenheiro.

“É preciso deixar claro que a aula não é clínica, não é uma terapia de grupo. É um grande bate-papo, bem leve, passando pela bioquímica e o cérebro, comportamento e entrando no autoconhecimento: como você se identifica como pessoa, como se vê, como vê o outro. A pessoa vai vivendo a vida automaticamente, sem se perguntar se gosta do que faz, do trabalho ou da namorada. São perguntas desconfortáveis que fazem com que se cresça, as respostas vão apontar para o aluno o caminho a trilhar”, acrescentou Vanessa.

No dia 4 de março, das 10h às 12h, será realizada uma aula aberta sobre a disciplina. O evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca Cesar Lattes. Mais informações podem ser obtidas no site da instituição de ensino. A Unicamp fica na Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, sem número, na cidade de Campinas-SP.

COMENTÁRIOS dos leitores