Veja pré-vestibulares gratuitos em Pernambuco

Voluntários doam seu tempo para ajudar vestibulandos em pré-acadêmicos gratuitos

por Maya Santos seg, 17/02/2020 - 18:50
Arquivo/VestibularCidadão Em Pernambuco, vestibulandos recebem aulas em pré-vestibulares gratuitos Arquivo/VestibularCidadão

Após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o sufoco na utilização das notas em programas que dão acesso ao ensino superior, recomeça a saga de preparação para os estudantes que não foram aprovados. Muitos deles buscam pré-vestibulares que os preparam para o próximo Enem.

Pré-acadêmicos e os frutos

Para estudantes que já finalizaram o ensino médio, fazer um preparatório para o Enem torna-se ainda mais urgente e necessário. Pensando em ajudar esses jovens a alcançar o sonho de entrar nas instituições de ensino superior, são oferecidos vários cursinhos pré-vestibulares gratuitos, como Vestibular Cidadão, Projeto Rumo à Universidade (PRU), Ciranda Popular, Conexão Camará, SuperAção e Portal UFPE. 

No ano de 2019, dentre os 3,9 milhões de vestibulandos que realizaram o Enem, estava a estudante Beatriz Magalhães, 18, que foi aluna do Vestibular Cidadão, do Recife. Ela foi aprovada no curso de secretariado. "Após o terceiro ano, eu me preparei para entrar no Vestibular Cidadão, porque além de não ter condições para pagar por um pré-vestibular, eu já sabia dos benefícios que poderia me trazer, já que contribuiu para que minha irmã mais velha conseguisse não só passar no curso que queria (arquitetura), mas que ficasse em primeiro lugar ”, enfatizou ao LeiaJá.

Muitos jovens que foram aprovados por meio desses pré-acadêmicos falam que gostariam de retornar aos cursos como voluntários do projeto. Assim aconteceu com o estudante Alyson Santos, 19, que foi aluno do Portal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “O Portal como projeto me ajudou muito a conquistar meu ingresso na faculdade. E por causa disso eu quero voltar para ao projeto como voluntário para continuar e propagar o trabalho que eles fazem ao trazer conhecimento, interação e educação para pessoas de baixa renda e pessoas socialmente vulneráveis para conseguir ingressar na faculdade também”, afirmou.

Voluntários 

Voltar aos projetos é uma atitude que proporciona aprendizados para o vestibulandos e conta como experiência para a vida acadêmica dos voluntários, que já vão aprendendo técnicas em prol da atuação em sala de aula. Para além dessa experiência, os coordenadores dos pré-acadêmicos pontuam que, por ter o objetivo de “abraçar” os estudantes que não têm condições de arcar com os custos de um cursinho particular, os voluntários são cruciais para que o projeto continue a existir. 

O então coordenador e ex-aluno do projeto Vestibular Cidadão, Nemésio Oliveira, fala sobre o direcionamento e responsabilidade social que o curso tem com a comunidade. “Nosso público é a galera que não tem condição de pagar um cursinho pré-vestibular. Portanto, optamos por estudantes que terminaram o ensino médio em escola pública, ou estudantes de escola particulares na condição de bolsistas 100%”, destacou Oliveira. Ele reforça o trabalho realizado em coletividade: “Uma construção coletiva de conhecimento e aprendizado, como gostamos de falar: mais que um cursinho, uma oficina de cidadãos”, pontuou ao LeiaJá.

Os pré-acadêmicos sobrevivem com voluntários e doações. Outra fonte para manter os recursos utilizados durante o ano letivo é a solicitação de uma valor simbólico no ato da inscrição. Essa quantia é individual e prevista nas condições de ingresso ao pré-vestibular.  

Confira os pré-acadêmicos gratuitos e inclusivos de Pernambuco:

Vestibular Cidadão

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife

Inscrições: 02 de março a 13 de março

Mais informações

Ciranda Popular (Recife)

Local: Morro da Conceição, Zona Norte da capital.

Inscrições: Até 20 de fevereiro

Mais informações

Ciranda Popular (Garanhuns)

Local: Garanhuns, região Agreste do estado.

Inscrições: Até 20 de fevereiro

Mais informações

Projeto Conexão Camará

Local: Associação dos moradores Vila da Pedreiras, localizado em Camaragibe.

Inscrições: de 17 de março até 26 de setembro

Mais informações

SuperAção

Local: Centro Acadêmico do Agreste, UFPE

Inscrições: 17 de fevereiro a 02 de março

Mais informações

Portal UFPE

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru

Inscrições: Encerradas, próxima entrada em julho. 

Mais informações

Projeto Rumo à Universidade (PRU)

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife

Inscrições: Encerradas, sem data prevista para abertura de vagas.

Mais informações

COMENTÁRIOS dos leitores