Em PE, carteira de estudante de 2020 terá versão digital
A taxa de pagamento para solicitação da carteira física custa R$ 13,50
Os estudantes que desejam fazer a carteira de estudantes 2020, na Região Mteropolitana do Recife (RMR), já podem pedir a solicitação por meio do site do Grande Recife Consórcio de Transporte. O período para realizar a inscrição é até o dia 31 de dezembro. Neste ano, pela primeira vez, a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) conta com uma versão digital, que pode ser acessada por meio de um aplicativo disponível em sistemas Android e iOS.
O documento estudantil assegura ao estudante o direito ao pagamento de meia-passagem, por meio da compra de créditos com o VEM Estudante, além do benefício da meia-entrada em ingressos para cinema, shows, entre outros. A carteira de estudante pode ser adquirida por alunos dos ensinos de níveis infantil, fundamental, médio, cursos técnico profissionalizante e cursinhos pré-vestibulares.
O requerimento é feito de forma online, por meio do site Grande Recife Consórcio de Transporte. Lá, o estudante ou responsável deve clicar no link “Carteira de Estudante”. Depois, deve selecionar a opção “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e data de nascimento do aluno. Após, verificar os dados que aparecem na tela e, caso deseje, alterar a foto. Se as informações estiverem certas, é só fazer a solicitação de emissão do boleto e realizar o pagamento na Caixa Econômica Federal (agências, lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui).
Se algum dado precisar ser modificado, o estudante deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto, no valor de R$ 13,50. Se o aluno não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá inserir os dados no site e solicitar a confirmação pela escola para gerar o boleto.
A Carteira de Estudante é feita em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento da taxa. Munido do documento, o estudante poderá instalar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação estudantil de Pernambuco), e adquirir também uma versão digital da Carteira. O aplicativo fará a leitura do QR Code que tem no documento físico e validará os dados para serem acessados pelo celular.
Os estudantes poderão ter acesso à novidade a partir do dia 31 de março, quando o o aplicativo será disponibilizado.