UFPE suspende atividades presenciais e em EaD

As atividades acadêmicas serão retomadas conforme o andamento da situação de crise causada pela pandemia da Covid-19

por Aurilene Cândida qua, 25/03/2020 - 09:55
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na última terça-feira (24), a suspensão das atividades acadêmicas nas modalidades presenciais e a distância. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus e levando em consideração que boa parte dos estudantes não teriam como ter acesso às aulas virtualmente. 

Mesmo com o pronunciamento do Ministério de Educação (MEC), informando que as aulas presenciais devem ser substituídas por aulas on-lines, a universidade resolveu não aderir à substituição. A decisão foi tomada levando em consideração a situação de boa parte dos alunos. A análise foi feita partindo de um pressuposto de que a UFPE tem, aproximadamente, 35% do seu corpo discente oriundo de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. 

A instituição ainda diz que a decisão institucional também reflete a preocupação com a manutenção de qualidade dos cursos da universidade, pois, as disciplinas em formato EaD exigem planejamento, formação, capacitação e uniformização dos meios digitais, o que fica comprometido na atual conjuntura de urgência em razão da pandemia da Covid-19. 

“Aos alunos e alunas que não disponham dessa estrutura e conexão, restaria, portanto, a buscar apoio junto a familiares e colegas, ou mesmo se dirigir a ‘lan houses’ e estabelecimentos similares, o que violaria as regras de isolamento social determinadas pelas autoridades públicas, além de expô-los à desnecessário risco, na contramão das medidas adotadas para combate à crise causada pela Covid-19”, diz a nota publicada pela universidade.

COMENTÁRIOS dos leitores