Isenção no Enem: candidatos reclamam de erros em sistema

Nas redes sociais, há muitos participantes insatisfeitos com a plataforma do Inep

por Ruan Reis seg, 06/04/2020 - 16:11
Reprodução/Inep . Reprodução/Inep

Começou, nesta segunda-feira (6), o período para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Porém, estudantes estão relatando nas redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alegando que não estão conseguindo acessar o sistema.

O prazo de solicitação vai até 17 de abril. Segundo os relatos, o erro acontece quando o participante informa a sua data de nascimento. Imediatamente, aparece uma mensagem dizendo que "a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal". A candidata Ana Paula Pereira está entre os reclamantes. “Eles pediram o meu CPF e data de nascimento, só que está informando que a minha data de nascimento não condiz com a que está no cadastro da Receita Federal”. Ela ainda ressalta: “Tentei entrar em contato com o número disponibilizado por eles nos comentários do Instagram, só que este contato só aceita telefone fixo e eu não tenho. Tentei entrar pelo site que também foi disponibilizado no Instagram do Inep, porém não carrega”.

Em nota, o Inep informou ao LeiaJá que “os participantes que encontrarem dificuldades para fazer o pedido de isenção ou justificar a ausência devem entrar em contato com o canal de atendimento telefônico (0800616161) para receber orientações individualizadas sobre como resolver a ocorrência.” Adriele Nunes, candidata ao exame nacional, relata que “o número só funciona com telefone fixo e o site que eles forneceram não está funcionando". "Você faz o cadastro para entrar em contato e quando clica em ‘Entrar’ diz que seus dados estão errados”, acrescentou a estudante.

A estudante, ao ser questionada se entrou em contato com o Inep informando que o site também está dando erro, respondeu: “Entrei. Até agora não me responderam nada”. O Inep ainda não se pronunciou sobre os estudantes que não possuem telefone fixo.

Quem pode recorrer à isenção da taxa de inscrição?

É necessário que o participante cursado a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, e possua renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

LeiaJá também

--> Liberada suspensão de aulas presenciais em cursos técnicos

--> Unicamp divulga datas do Vestibular 2021

--> Confira todas as informações sobre o Enem 2020

COMENTÁRIOS dos leitores