Saiba o que estudar para o Enem pelos próximos 30 dias

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes permanecerão em isolamento domiciliar. Preparamos uma lista de conteúdos

por Ruan Reis qua, 29/04/2020 - 17:01
Freepik . Freepik

Diariamente, a curva de crescimento do novo coronavírus no Brasil é detalhada pela imprensa. Na última semana do mês de abril, o Ministério da Saúde registrou 71.886 casos de Covid-19 e, desde as confirmações, o isolamento social e o fechamento de estabelecimentos não essenciais têm sido uma das medidas mais sugeridas pelos órgão de saúde para combater a disseminação da doença. Para os estudantes, neste momento de "quarentena", há um sério dilema sobre se os estudos continuarão em suas residências ou se as aulas presenciais serão retomadas.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, explicou que o Governo Federal está acompanhando a evolução dos casos, que estão crescendo em determinadas regiões. "Como a gente tem uma manutenção desses números elevados e crescentes, a gente tem que abordar isso como um agravamento fora da curva da situação. Isso continua restrito aos lugares que a gente sabe que estão vivendo as maiores dificuldades como Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”, explicou.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou, ao LeiaJá, que conforme a curva da doença for crescendo ou diminuindo, o isolamento social irá se flexibilizando. Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, falou das projeções para os casos do novo coronavírus. “Nós temos uma perspectiva de que até o final do mês de abril para o começo do mês de maio, nós estejamos nessa fase de aceleração descontrolada para depois, no final do mês de maio, desacelerar essa curva. Serão dois meses duríssimos, precisamos fazer a nossa parte", disse o secretário.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, também em coletiva de imprensa, falou do período de quarentena. “Até o dia 10 de maio não haverá nenhum movimento ou alteração no programa de quarentena em todo o Estado de São Paulo, e a obediência a essa quarentena deve ser seguida rigorosamente".

Como organizar os estudos em tempos de isolamento domiciliar?

Márcia Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de pedagogia da UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, adverte os estudantes que “ficar em casa neste momento não é férias, e sim, um momento de parada obrigatória”. Ela orienta os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no sentido de que eles não podem perder tempo e sim aproveitar para focar nos estudos. 

“Primeiro, realize a confecção de um planner (cronograma) para otimizar seus horários, procure acordar cedo, organize um local para realizar seus estudos, coloque tudo próximo a você como água, livros, canetas, lápis, borracha e etc. Segundo, organize e distribua as matérias de acordo com o grau de afinidade. Terceiro, procure um ambiente claro, sem muitas interferências externas”, aconselha a pedagoga.

Quais assuntos estudar para o Enem nos próximos 30 dias?

Quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior em 2021, por meio do Enem, sabe que toda ajuda é essencial neste período de isolamento social. Pensando nisso, o LeiaJá, em parceria com o projeto Vai Cair No Enem (@vaicairnoenem), reuniu uma equipe de professores capacitados para indicar cinco assuntos que os alunos devem estudar nos próximos 30 dias em cada disciplina.

Equipe de professores: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Josicleide Guilhermino, Fred Fonseca, Sandro Drumond e Marlec Chiareli; Matemática e suas Tecnologias - Ricardo Rocha; Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Isaac Soares (física), Francisco Coutinho (química e André Maia (biologia). Ciências Humanas e suas Tecnologias - Cristiane Pantoja (filosofia e sociologia, Filipe Melo (geografia) e Everaldo Chaves (história). Confira os assuntos indicados pelos docentes:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 

Língua portuguesa: 1. gêneros literários e tipo textual 

2. análise do discurso

3. manifestações artísticas

4. variação linguística e preconceito linguístico

5. interpretação/compreensão de texto

Literatura:

1. movimentos literários (em especial o modernismo)

2. figuras de linguagem

3. funções da linguagem

4. relação entre arte e cultura

5. características dos principais autores (destaque: Carlos Drummond de Andrade; Machado de Assis; João Cabral de Melo Neto; Clarice Lispector)

Artes:

1. movimentos pré-modernistas e modernistas: impressionismo, expressionismo, fauvismo, cubismo, surrealismo, dadaísmo, modernismo brasileiro, arte naif

2. arte contemporânea e suas expressões: pop art, instalação, performance, fotografia, videoarte, arte conceitual e gêneros híbridos.

3. linguagens artísticas (modelagem, escultura, pintura, desenho, gravura)

4. arte e suas relações com a sociedade (conceitos de cultura, identidade, estética, mercado de arte, museus)

5. arte e diversidade étnico-cultural (arte afro-brasileira, arte africana, arte indígena, cultura popular, manifestações culturais tradicionais)

Língua Estrangeira:

Inglês:

1. connectors

2. phrasal verbs

3. past simple x present perfect

4. false friends

5. textual comprehension

Espanhol:

1. heterosemánticos (os famosos "falsos amigos" ou "falsos cognatos")

2. conjunciones

3. advérbios

4. preposiciones

5. acentuação com foco na questão diacrítica (diferencial)

Matemática e suas Tecnologias:

1. probabilidade 

2. estatística

3. área das figuras planas

4. proporcionalidade

5. porcentagem

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Química:

1. orgânica (grupos funcionais)

2. soluções

3. estequiometria

4. compostos inorgânicos

5. química ambiental

Física:

1. Leis de Newton

2. Energia mecânica

3. Calorimetria

4. Dilatação

5. fenômenos ondulatórios

Biologia:

1. ecologia

2. biotecnologia

3. programa de saúde (microbiologia)

4. bioquímica

5. genética

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

História:

1. economia açucareira

2. escravidão colonial

3. revoluções burguesas

4. república velha

5. período de entre-guerras

Geografia:

1. clima

2. urbanização

3. população

4. geologia

5. hidrologia

Filosofia:

1. Teorias Platônicas

2. Principais obras de Platão

3. Teorias Aristotélicas

4. Principais obras de Aristóteles

5. Correntes filosóficas do Período Helenístico

Sociologia:

1. Trabalho e sociedade

2. Origem do modo capitalista e a globalização

3. Estratificação e mobilidade social 4. Grupos sociais e interação

5. Instituições Sociais

LeiaJá também

--> Veja a probabilidade dos assuntos que podem cair no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores