Enem: isentos da taxa também devem realizar inscrição

Candidaturas seguem até o dia 22 de maio, pela Página do Participante

por Juliana Mamede sex, 15/05/2020 - 15:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou, nesta sexta-feira (15), que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não são automáticas para quem solicitou isenção da taxa de inscrição e teve o pedido aprovado. O interessado precisa se candidatar, pela Página do Participante, até o próximo dia 22 de maio.

Ainda de acordo com o Inep, quem teve o pedido de isenção aprovado termina a inscrição mais rápido, “porque já declarou vários dados requisitados pelo sistema do Enem”.

Durante o período de solicitação de isenção, o Inep registrou em torno de 3,4 milhões de pedidos em seu sistema. Neste momento, os interessados em realizar o exame precisam finalizar a inscrição e completar as informações, como língua estrangeira selecionada para a prova, se precisa de algum atendimento especializado e em qual cidade deseja fazer o Enem.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se encaixar nos perfis mencionados nos editais do Enem, terá a isenção de ofício, mediante a análise dos dados alegados no sistema de inscrição. A decisão foi tomada com o intuito de facilitar o processo para quem teve dificuldades em fazer o pedido de isenção, por conta das restrições impostas pelo isolamento social determinado para conter a disseminação da pandemia da Covid-19.

Neste ano, o sistema do Enem inseriu a identificação por meio da foto. De acordo com o Inep, “quem não anexou a foto ou quiser trocá-la na Página do Participante deve aproveitar o prazo aberto para recepção de inscrições, que vai até sexta-feira da semana que vem (22)”.

As pessoas que desejam fazer o Enem 2020 e que não se encaixam nos perfis de isentos tem que gerar o boleto no término da inscrição.  O valor da taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser pago até o dia 28 de maio.

Nos modelos impresso e digital do Enem, os candidatos farão provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e matemática, com 45 questões de múltipla escolha em cada campo do conhecimento. Além disso, também haverá uma redação de até 30 linhas.

As provas do Enem impresso serão aplicadas no dias 1º e 8 de novembro, enquanto o  projeto piloto do Enem Digital terá aplicação em 22 e 29 de novembro.

LeiaJá também

-> Mais de 3 milhões já estão inscritos no Enem 2020

COMENTÁRIOS dos leitores