Conselho da UFPE aprova retorno dos mestrados e doutorados

No total, são 74 programas retomando as atividades, exclusivamente na forma remota

por Maya Santos qui, 28/05/2020 - 12:19
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, confirmou, nesta quinta-feira (28), que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou o retorno das aulas para os programas de mestrado e doutorado da instituição. No total, são 74 programas retomando as atividades, exclusivamente na forma remota, com início para o próximo dia 3 de junho. 

Em entrevista ao LeiaJá, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, explica que a decisão foi deliberada de forma consensual de acordo com as condições de cada programa de pós-graduação stricto sensu, levando em consideração as restrições causada pela pandemia da Covid-19. “Nos reunimos com coordenadores de 92 programas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, para entender o cenário de cada colegiado, depois fizemos reunião com diretores desses programas para construir diretrizes para o retorno das aulas, de forma exclusivamente remota”, afirma o reitor da UFPE.

Até o momento, 74 programas de mestrado e doutorado já foram adaptados para iniciar, oficialmente, a partir do próximo dia 3 de junho, as aulas remotas através da plataforma Gsuíte, disponibilizada por meio de parceria entre a UFPE e a empresa Google. O reitor reitera que foi acrescentada uma “formação do corpo docente, equipe técnica de apoio, e estudantes para qualificá-los acerca do uso da ferramenta Gsuíte”.

Ele ainda completa que os demais colegiados estão avaliando as condições para que possam realizar as aulas remotas. Alfredo ressalta que, mesmo com aulas suspensas desde março passado, e antes da atual decisão, alguns programas mantinham atividades ativas, como defesa de tese de doutorado, dissertação de mestrado, qualificação de pesquisa mestrado e doutorado, orientações de pesquisas, somente pela internet.

O docente ainda relata que tanto o corpo docente como os estudantes dos programas não apresentaram contrariedade em ter aulas remotas. Dentre os discentes que apoiam o retorno das aulas, está o doutorando em educação Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, 27 anos. “Defendo a retomada das aulas, pelo motivo de os discentes da pós-graduação, em sua maioria, disporem de recursos que viabilizam o processo de ensino-aprendizagem (aulas, orientação, qualificação e defesa dos textos), além das outras condições materiais para o andamento dos processos de formação em nível de pós-graduação”, declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores