Professora oferece cronograma a cinco meses do Enem

Planejamento diário é voltado para ser estudado em dois turnos

por Aurilene Cândida seg, 03/08/2020 - 13:53

Prova impressa do Enem 2020 está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 Foto: Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Com o intuito de ajudar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, a professora de história Thais Almeida produziu um cronograma de estudos para um período de cinco meses. A modalidade impressa da prova do Enem 2020 está prevista para ser aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a prova digital será realizada no dia 31 de janeiro e em 7 de fevereiro. 

O planejamento de cada mês inclui checklist com conteúdos de cada matéria que devem ser estudados, além de uma distribuição semanal de todos esses assuntos. A docente ressaltou que a distribuição semanal dos conteúdos não foi pensada aleatoriamente. “A ordem e as matérias escolhidas para cada dia levam em conta o grau de dificuldade dos assuntos e a importância para o Enem. Dessa forma, a eficiência do cronograma será muito maior se o estudante seguir a ordem colocada na distribuição semanal”, disse Thais. 

Importante pontuar que o planejamento diário é feito para ser estudado em dois turnos: manhã e tarde; tarde e noite ou manhã e noite. Para cada dia, pode haver o estudo de três ou quatro matérias, dependendo do grau de dificuldade dos conteúdos selecionados. A professora sugeriu que os candidatos estudem as duas primeiras disciplinas do dia no primeiro turno escolhido, e as outras duas no segundo turno escolhido. 

para o caso de quatro matérias no dia ela recomendou estudar o conteúdo com maior grau de dificuldade em um dos turnos. “Esse cronograma foi pensado para as pessoas que estão estudando de forma independente, ou seja, sem seguir um cursinho ou escola. Assim, o estudo teórico inclui a leitura do material que você usa para estudar. Caso assista vídeo aulas, o estudo teórico deve incluir a aula, seguida da leitura do material”, informou Thais. 

Ela também menciona que no cronograma os assuntos não foram divididos para serem estudados em um único dia. O planejamento segue a lógica de que não é possível aprender um conteúdo de uma só vez. “A sugestão é que você divida o estudo das diferentes matérias em blocos de 1h, 1h30 ou 2h, dependendo do grau de dificuldade do conteúdo. Por exemplo, separar 1h30 para estudar os aspectos teóricos de um conteúdo, e 2h para resolver os exercícios referentes a ele”, explicou a docente. 

 “Para um outro conteúdo, pode escolher separar 2h para o estudo teórico e 1h para exercícios. Essa escolha depende do ritmo de estudos do aluno e das dificuldades que sente com as diferentes matérias”, acrescentou. 

No cronograma, alguns dos domingos foram mantidos livres e alguns dias de recesso foram selecionados. “O descanso mental e físico são partes importantes do processo de preparação para a prova do Enem”, comentou Thais. A sugestão é que respeite esses descansos e não caia na armadilha de usá-los para estudar mais. Quantidade não significa necessariamente qualidade”, finalizou. Confira aqui o cronograma disponibilizado pela professora.

LeiaJá também

--> Vai Cair No Enem abre inscrições para temporada de aulões

--> Enem: pesquisa revela assuntos mais cobrados em história

COMENTÁRIOS dos leitores