Alunos da UFPE receberão histórico escolar em bilíngue

Iniciativa será disponibilizada a partir do mês de outubro deste ano e é válida para alunos de todos os cursos de graduação da Universidade

por Aurilene Cândida seg, 10/08/2020 - 19:42

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou, nesta segunda-feira (10), que a partir do mês de outubro deste ano, os estudantes que solicitarem o histórico escolar vão ter acesso a uma versão bilíngue do documento, em português e inglês. A medida vale para alunos de todos os cursos de graduação da UFPE.

A iniciativa é pioneira entre as universidades federais brasileiras e contemplará, em uma primeira fase, os campi Caruaru e Vitória e, na sequência, o Campus Recife. De acordo com a instituição de ensino, a tradução de todas as disciplinas e históricos acadêmicos está sendo realizada pela equipe da Coordenação de Línguas e Interculturalidade (Cling) da Diretoria de Relações Internacionais, em uma parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para fortalecer a internacionalização da UFPE. Em seguida, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) vai realizar a implementação no Siga.

“O histórico escolar em duas línguas está alinhado com o reordenamento e reorganização do papel da internacionalização dentro da UFPE como eixo transversal. A iniciativa também inaugura uma série de ações que almejam maior visibilidade internacional da cidade universitária, bem como o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão como demandas nesse novo contexto”, explicou o diretor adjunto de Relações Internacionais, Madson Góis Diniz, segundo informações da assessoria da UFPE.

Para a pró-reitora de graduação da instituição de ensino, Magna do Carmo Silva, o histórico escolar bilíngue é uma ação inovadora, que tem um impacto na avaliação dos cursos e da própria UFPE junto ao Ministério da Educação (MEC). “No país, somos a primeira universidade, dentre as públicas e privadas, a ter essa ação e, com certeza, isso impactará a qualidade documental acerca da formação dos nossos estudantes, futuros profissionais”, avaliou.

COMENTÁRIOS dos leitores