Via Rápida anuncia 20 mil vagas nos cursos em SP

Inscrições estão abertas até o próximo domingo (16)

por Alex Dinarte qui, 13/08/2020 - 18:40

No estado de São Paulo, dois programas gratuitos de qualificação profissional estão com inscrições abertas para 20 mil alunos. Quem quiser estudar sem sair de casa pode se matricular nas 15 mil vagas dos cursos de tecnologia do SP Tech e nas 5 mil do Via Rápida Virtual.

O cadastro é feito pela Internet e as aulas são ministradas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O programa Via Rápida Virtual tem oito opções de cursos básicos que atendem alunos nas áreas de Tecnologia da Informação (lógica de programação, banco de dados, desenvolvedor web e desenvolvedor mobile), gestão (administrativa, planejamento empresarial e finanças para empresas) e idiomas (espanhol básico).

As lições têm carga de 80 horas. Os participantes que concluírem os cursos inaugurais de TI estarão aptos a participar do módulo de Empreendedorismo. O curso complementar é oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Programa SP Tech

Já o SP Tech é direcionado para os alunos que finalizaram os cursos iniciais de Tecnologia da Informação. O programa abrange estudantes que já estejam mais preparados para os cursos de Ciência de Dados e Desenvolvimento Web Front-End, Back-End e Full-Stack.

As aulas são oferecidas pela parceria da administração pública com empresas privadas como a Digital InnovationOne e Alura.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o próximo domingo (16). Para efetivar a matrícula, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo.

Se a quantidade de inscritos superar o número de vagas, a prioridade será para desempregados, com baixa renda e Pessoas Com Deficiência (PCD).

As aulas começam no dia 24 de agosto e os candidatos serão informados da convocação por e-mail. O certificado será entregue aos alunos que concluírem a carga horária completa e tiverem média avaliativa de 7,5 ou mais nas provas.

COMENTÁRIOS dos leitores