Governo de Pernambuco oferece graduações em saúde

Medicina, nutrição e odontologia são alguns dos cursos disponíveis no FormaSUS-PE. Nota do Enem é cobrada na seleção

por Ruan Reis sex, 18/09/2020 - 18:31
Pixabay . Pixabay

O Governo de Pernambuco lança, neste sábado (19), o edital do processo seletivo para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020. As inscrições começarão em 21 de setembro e vão até o dia 4 de outubro por meio do endereço eletrônico do certame.

Ao todo, o programa está ofertando 87 bolsas integrais para os cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia e tecnólogo em radiologia. As vagas são para instituições privadas de ensino superior nas cidades de Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

Para concorrer a uma das bolsas, os candidatos precisam ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas de Pernambuco. Além disso, devem informar, no ato da inscrição, a nota de cada componente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019, já que a classificação levará em conta o critério da nota do Exame.

O resultado preliminar dos selecionados está previsto para ser divulgado no dia 15 de outubro. O programa também oferece, a cada dois anos, bolsas em cursos técnicos na área de saúde. O próximo edital para esta modalidade será lançado no dia 2 de outubro. Saiba mais informações através do site do FormaSUS.

Programa

O FormaSUS é um programa do Governo de Pernambuco lançado em 2012 que já beneficiou 1.564 pessoas com bolsas integrais. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o programa ajuda os estudantes da rede pública a terem acesso ao ensino superior, além de fortalecer a formação na área de saúde. “Essa também é uma forma das instituições particulares darem uma contrapartida à Secretaria Estadual de Saúde e à sociedade, já que, por ano, mais de três mil alunos da rede privada utilizam os serviços estaduais para a realização do estágio curricular. É uma iniciativa pioneira e de grande sucesso do Governo de Pernambuco”, afirmou, por meio de nota, o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores