PE: 29,4% dos alunos de ensino superior ficaram sem aula

Percentual é superior aos índices registrados nos ensinos médio e fundamental

por Maya Santos qua, 23/09/2020 - 14:37

Após seis meses sem atividades educacionais presenciais e com a realização de aulas remotas, nesta quarta-feira (23) foi divulgado um levantamento realizado em agosto, revelando que estudantes do ensino superior pernambucanos sofrem mais com interrupção das atividades universitárias, na comparação com outros níveis estudantis. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Covid-19 (Pnad Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, 29,4% dos alunos do ensino superior ficaram sem aulas presenciais e não tiveram conteúdo remoto. Entre os estudantes de nível médio, o registro ficou em 15,5%, enquanto que os alunos do ensino fundamental apresentaram um índice de 11,4%.

Ainda segundo a pesquisa, Pernambuco soma 2,2 milhões de pessoas que frequentam escolas e, desse total, 341 mil - ou 15,5% - não tiveram atividades disponibilizadas na forma remota, em agosto. Em julho, 16,6% dos estudantes estavam sem atividades.

Do total de 341 mil estudantes prejudicados, o levantamento mostra que, por faixa etária, 26% deles, com idades de 17 a 29 anos, foram os mais atingidos, na comparação com os 11,1% dos estudantes entre 6 e 16 anos. Enquanto isso, 16,5% dos estudantes pretos e pardos são maioria com interrupção de suas atividades escolares, contra 13,7% dos estudantes brancos.

Dados como esses são avaliados para a definição do plano de retomada das atividades na forma presencial. No último dia 21 de setembro, o Governo do Estado divulgou em coletiva de imprensa o calendário de retomada da educação básica.

De acordo com cronograma, alunos do terceiro ano dos ensino médio das escolas estaduais e escolas privadas de Pernambuco retomarão as aulas presenciais no dia 6 de outubro. Os estudantes do segundo ano retornarão no dia 13 de outubro. E, por fim, no dia 20 do mesmo mês, voltarão às aulas presenciais os estudantes do primeiro ano, além do EJA, ensino médio técnico simultâneo e ensino médio técnico subsequente.

COMENTÁRIOS dos leitores