Descoberto texto inédito de Machado de Assis

Trata-se de um perfil biográfico sobre Dom Pedro II, nunca antes atribuído ao autor

por Lara Tôrres qui, 29/10/2020 - 15:44
Wikipedia . Wikipedia

Um perfil biográfico não assinado sobre o imperador Dom Pedro II, escrito em 1859, teve sua autoria atribuída ao escritor Machado de Assis (1839–1908) por Cristiane Garcia Teixeira, historiadora e pesquisadora que divulgou a descoberta em um artigo que faz parte de seu trabalho de mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Em entrevista concedida ao Ministério da Educação (MEC), a historiadora conta que começou a estudar Machado de Assis por meio das pesquisas sobre imprensa e literatura do século XIX, que desenvolveu desde o trabalho de conclusão de curso em sua graduação. “Busquei problematizar de que maneira a análise dos romances de José de Alencar poderia auxiliar no entendimento das transformações urbanas, sociais e de comportamento no Rio de Janeiro, a capital do Império oitocentista. No mestrado, investiguei O Espelho, revista de literatura, modas, indústria e artes. O objetivo foi refletir sobre a revista como fragmento da imprensa da época (1859/1860) e sobre Machado de Assis enquanto redator-chefe”, contou a pesquisadora. 

Cristiane Garcia também cita a importância da imprensa do século XIX como uma importante fonte de pesquisas históricas que teve um papel fundamental para a literatura da época. “Praticamente todos os assuntos eram debatidos. Além de ter um papel fundamental nos debates políticos, funcionou como possibilidade e instrumento de educação não formal, inclusive entre as pessoas não alfabetizadas, pois muitas delas se encontravam durante os afazeres domésticos e de trabalho. Nessa ocasião, um eleito ou eleita lia em voz alta os jornais, revistas e romances de folhetins. Isso remete a outra questão fundamental: no século XIX, não havia literatura nacional sem a imprensa. Todos os autores que conhecemos dessa época, inclusive Machado de Assis, tiveram seus textos primeiro publicados em revistas e jornais. Além disso, a imprensa da época é uma fonte muito rica para se compreender diversos temas, como moda, indústria, economia, cultura e política”, explicou a historiadora.

A escolha pela revista 'O Espelho' veio, entre outras razões, pela descoberta de que a publicação continha uma série de crônicas que Machado de Assis havia escrito, chamada “Aquarelas”. “Ainda não havia uma pesquisa de fôlego sobre a revista, encontrava menções a ela nas biografias sobre Machado de Assis. Além disso, foi uma revista de circulação curta, de aproximadamente quatro meses, e poderia ser bem explorada quando investigada. Foram essas as circunstâncias que me levaram ao Espelho. Passei a analisá-la e percebi a gigantesca influência que teve Machado de Assis e seus textos para a revista (...) Por consequência, durante a investigação, a revista acabou se tornando a protagonista da minha pesquisa e Machado de Assis e sua atuação foram fundamentais para entendê-la”, afirmou a pesquisadora.

Cristiane Garcia conta que identificou a escrita de Machado de Assis analisando a lógica de distribuição de textos e autores na revista. “Esses aspectos, tanto de posicionamento de artigos, quanto o espaço ocupado por Machado de Assis no impresso e também o cruzamento da análise do Espelho e seu quadro editorial com a análise de outras revistas e jornais que circularam na época, ajudaram-me na construção de argumento fortalecido que sugeriu a autoria de Machado de Assis para a biografia”, disse a pesquisadora. 

O segundo passo para atribuir a autoria de Machado ao perfil do imperador foi perceber que o texto estava na primeira página e o primeiro artigo, setor destinado a Machado. Houve também a descoberta de uma nota na edição número seis da revista, que informava que iniciariam a publicação de um esboço biográfico, cujo biógrafo seria Machado de Assis. O texto, segundo a pesquisadora, apresenta “ironia e a sutileza tão utilizadas nos textos escritos por Machado de Assis quando mais maduro, mas que já apareciam, mesmo que de maneira menos rebuscada, no Espelho”. 

Questionada sobre a importância e impactos de sua descoberta, Cristiane Garcia explicou que a pesquisa deixa claro que a biografia recém-descoberta mostra que a obra de Machado de Assis ainda não é completamente conhecida e ainda há possibilidade de novas descobertas serem feitas. A metodologia de pesquisa empregada, segundo a estudiosa, também pode ajudar a identificar a autoria de textos de outros autores da época, que publicavam duas obras na imprensa.

“Muitos autores que hoje são consagrados passaram primeiro pela imprensa para só depois serem canonizados em livros. De outra maneira, a metodologia construída para a análise d’O Espelho e que teve como resultado o encontro desse texto, que não era inédito, mas cuja autoria foi atribuída pela primeira vez a Machado de Assis, pode auxiliar em outras investigações na busca por outros textos desconhecidos e atribuir a quem é de direito sua autoria”, finalizou a historiadora.

*Com informações do MEC

COMENTÁRIOS dos leitores