Governo de Pernambuco cria novas Escolas Técnicas
Novos cursos técnicos criam escolas com vocações para áreas específicas
Na tarde desta quarta-feira (4), o Governo de Pernambuco anunciou a criação de quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) nos municípios de Caruaru, Recife e Olinda, entre Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) transformadas em ETEs e escolas totalmente novas.
No Recife, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano da avenida Cruz Cabugá, foi transformada em ETE. Além disso, ela contará com cursos voltados à área de tecnologia, pensando em atender à demanda de mão de obra qualificada do Porto Digital, localizado no bairro, e também ao desejo de muitos jovens que querem se profissionalizar em desenvolvimento de sistemas.
Também na capital, a EREM Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, tornando-se a primeira ETE de arte e cultura, através da oferta de cursos de teatro e de artes visuais. Em Olinda, será criada a Chico Science, no bairro de Rio Doce, em um prédio que já está sendo finalizado e abrigará a escola com oferta de ensino médio integrado a cursos técnicos na área da saúde, como técnico em enfermagem e nutrição e dietética.
Já em Caruaru, a a EREM Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, torna-se ETE ofertando, de modo pioneiro na rede estadual de ensino, cursos na área de audiovisual, como por exemplo técnico em rádio, tv e internet e técnico em áudio.
Novos cursos
Há ainda escolas técnicas que vão ganhar novos cursos planejados para alavancar o desenvolvimento econômico das regiões onde as escolas se encontram. A ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, onde está sendo construída a fábrica da desenvolvedora de partes automotivas para as montadoras de veículos Yazaki, ganhará um curso técnico de eletrotécnica, com o objetivo de gerar mão de obra para atender a demanda da região, estimulada pela fábrica. Em Araripina, a ETE Pedro Muniz Falcão ofertará o curso de Sistemas de Energia Renovável, cujo plano de desenvolvimento foi feito em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú - Educação e Trabalho.
“O Governo de Pernambuco estabeleceu como uma das metas prioritárias a Educação. Um dos resultados deste empenho foi a grande expansão da rede de escolas técnicas estaduais visando garantir uma melhor infraestrutura e ensino de qualidade para os estudantes pernambucanos com a oferta de formação profissional. Hoje comemoramos a marca de 50 unidades de ensino, um compromisso assumido pelo governo estadual. É um grande avanço e o sinal de que estamos no caminho certo do fortalecimento da educação pública de qualidade com geração de mais oportunidades para nossos estudantes em Pernambuco”, destacou o secretário Fred Amancio.
Já o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), comemorou a marca de 50 ETEs no estado a partir de 2021, afirmando que a expansão do número de escolas técnicas na rede estadual de ensino é uma política educacional de longa data implementada pelo Governo do Estado.
“Essa política foi implantada em 2007 seja no âmbito da expansão das escolas em tempo integral - Pernambuco tinha 8 escolas de tempo integral em 2007, hoje temos mais de 400- seja também nesse olhar das Escolas Técnicas Estaduais, que dialogam com as escolas de referência, com as escolas de tempo integral, mas tem também uma estratégia de fazer a qualificação já no ensino médio para os nossos jovens e dar também a oportunidade de pessoas que já têm também o ensino médio de ter um curso profissionalizante que possa dar também uma diferença na questão do campo profissional”, disse Câmara.
LeiaJá também