Pesquisa revela que 54% dos estudantes estão desmotivados

O levantamento faz um panorama dos meses de pandemia e revela o dado encontrado para o mês de setembro

por Maya Santos seg, 09/11/2020 - 13:39
Pexels Em 2021, o desafio é implementar o ensino híbrido Pexels

Em análise aos impactos da pandemia do coronavírus na educação, uma pesquisa revela que o percentual de estudantes desmotivados em estudar pulou de 46% em maio para 54% no mês de setembro. Os dados são do Instituto Datafolha, produzidos a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures.

Neste mesmo intervalo de tempo, ainda constatou-se que houve um aumento de 10% dos alunos com dificuldade em se organizar para estudar em casa. Em maio, 58% dos estudantes tinham esse obstáculo, mas em setembro o número subiu para 68%. Mais de mil pais ou responsáveis foram ouvidos entre 16 de setembro e 2 de outubro.

Por outro lado, neste mesmo período, o levantamento calculou que, em setembro, 92% dos estudantes receberam mais atividades para fazer em casa, contra 74% em maio. E mesmo assim, os números abrem um alerta para a uma alta na evasão escolar no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19.

Ano letivo

Em 2021, o desafio é implementar o ensino híbrido - composto por aulas virtuais e presenciais -, incluindo até mesmo um rodízio dos estudantes. Isso porque, no mês passado, em outubro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma determinação que permitirá a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, em um currículo adaptado.

Com isso, também haverá uma permissão para que as aulas remotas durem até dezembro de 2021. No entanto, esse documento ainda não foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

LeiaJá também

---> Para secretário, nada justifica mudar calendário escolar

COMENTÁRIOS dos leitores