Sinepe: 200 escolas privadas deverão fechar em Pernambuco
'É desastroso para o nosso segmento', declarou o presidente do Sinepe, representante das escolas particulares
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, revelou uma projeção a respeito do fechamento de escolas. Segundo Diniz, diante dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, 200 unidades privadas deverão encerrar as atividades ainda neste ano; inadimplência de mensalidades é uma das causas.
“É uma estimativa nossa, pelo que a gente acompanha das regionais. Desde a suspensão até a retomada, estamos estimando próximo das 200 escolas que não voltarão ao presencial. A maioria é de educação infantil e fundamental”, disse o presidente do Sinepe, na noite desta segunda-feira (9), em entrevista ao LeiaJá.
José Ricardo lamenta o risco de fechamento das escolas de médio e pequeno porte, pois prestam “um serviço muito significativo, porque atendiam as comunidades, faziam, muitas vezes, o papel das escolas públicas”. “É desastroso para o nosso segmento”, disse.
Na perspectiva do presidente do Sinepe, o fechamento desses colégios poderá acarretar em uma pressão em cima das escolas públicas, que por consequência, deverão receber alunos oriundos da rede privada de ensino. “Essa migração tem acontecido fortemente, de ano para ano”, comentou Diniz.
Ainda de acordo com o representante das escolas privadas, a maioria dos estabelecimentos de ensino seguiu protocolos de segurança para receber os alunos nas aulas presenciais. “As escolas que estão prontas para iniciar vêm se preparando de julho para cá, cumprindo protocolos; muitas escolas adotaram protocolos com grupos de medicina, de saúde, e o sindicato, inclusive, fez um trabalho para as escolas de médio e pequeno porte oferecendo um guia para o cumprimento dos protocolos estabelecidos”, assegurou.
Em Pernambuco, conforme informações do Sinepe, as escolas de médio e pequeno porte têm, no máximo, 250 alunos cada. Levando em consideração todo o Estado e todas os colégio particulares, Pernambuco tem 2.400 unidades de ensino e 420 mil estudantes.
Do total de escolas particulares em Pernambuco, cerca de 80% são de médio e pequeno porte. O número de profissionais demitidos, a exemplo dos professores, ainda não foi estimado pelo Sinepe.
No Estado, as aulas dos anos finais do ensino fundamental - sexto ao nono ano - poderão ser retomadas nesta terça-feira (9), na rede privada. Já os anos iniciais voltarão no dia 17 deste mês, também nas escolas privadas. A educação infantil nas unidades de ensino particulares volta em 24 de novembro.