Ano Novo: 7 séries que podem te dar repertório para o Enem

Com ajuda do professor Felipe Rodrigues, o LeiaJá, em parceria com o Vai Cair No Enem, elaborou uma lista com séries sete produções disponíveis em plataformas de streaming

por Camilla de Assis qua, 30/12/2020 - 09:14
Freepik A virada do ano pode ser um momento para relaxar e assistir séries Freepik

O ano mais desafiador dos últimos tempos - finalmente - está acabando. 2020 se encerra com um gosto diferente, de alívio e incerteza sobre o futuro. Por conta da pandemia, muitas capitais promovem ações que estimulam a festa de réveillon ser realizada dentro de casa, com uma quantidade pequena de pessoas e sem aglomeração. Com isso, este Ano Novo promete ser menos agitado e mais “caseiro”.

E, como uma alternativa para quem pretende ver a passagem do ano no sofá da sala, regado de comida e filmes ou séries, o LeiaJá, em parceria com o projeto multimídia Vai Cair No Enem, trouxe uma lista que pode ajudar quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021.

Nela, os estudantes podem conferir séries que ajudam no repertório cultural para uma boa redação, além de ajudar a entender contextos históricos, sociais e políticos para as demais áreas. As dicas, dadas pelo professor de Linguagens e redação Felipe Rodrigues, pontuam produções que estão disponíveis em plataformas de streaming como Netflix e Globoplay. Confira:

Anne with an E

“A história é fascinante, podendo abordar desde os principais estigmas da construção feminina, começando pela infância, com desfecho na adolescência. Escola, paixões, adoção: tudo num ritmo ‘fugere urbem’”, explica o professor.

O Gambito da Rainha

“A série vem conquistando o público e a crítica especializada ao trazer temas pertinentes aos dias atuais, como o abandono, o abuso de substâncias químicas, o patriarcado e a desigualdade de gênero. Ela conta a história de Beth Harmon, uma jovem prodígio no jogo de xadrez, em sua jornada para se tornar a melhor do mundo e, quem sabe, se encontrar no caminho”, diz Rodrigues.

Bom dia, Verônica

“A série conta a história de Verônica Torres, que trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo. Casada e mãe de dois filhos, a protagonista vê sua vida virar de cabeça para baixo quando se envolve na procura por um criminoso que usa as redes sociais para conhecer e violentar mulheres, inclusive, resolvendo ir em busca do culpado pelos crimes. A partir daí, a trama se torna cada vez mais sinistra, envolvendo assassinatos em série, corrupção policial e a violência estrutural sofrida pelas mulheres brasileiras”, conta o docente.

O Mecanismo

“Mais uma série brasileira, baseada no sistema como foco e máquina, outrora falha, de organização social. Dentre os temas, investigações sobre alegações de corrupção em empresas de petróleo e construção, estatais e privadas, no Brasil”, pontua Felipe Rorigues.

Sintonia

“Seguindo a linha de estado, polícia e paralelismo, eis Sintonia. Uma série jovem e atual, retratando os vieses das comunidades, assim como, os poderes do narcotráfico. Sem dúvidas, seria tirar as notícias, normalmente retratadas ao meio dia e mostrá-las como acontecem, onde e como ocorrem: nada mais que um experimento social”, aponta o professor.

Sex Education

“Outra série jovial, contemporânea e real. Bullying, drogas, aborto, gênero e arrimo de família são tópicos que podem ser levantados, principalmente coligados à educação sexual”, diz Felipe.

Diário de um confinado

“Uma comédia que traz relatos do dia a dia de muitos brasileiros e pessoas do mundo. A mudança de rotina, as questões psicológicas, vínculos afetivos e amorosos e a solidão são elementos importantes a serem visualizados”, finaliza Rodrigues.

COMENTÁRIOS dos leitores