Enem: saiba como otimizar o tempo nas questões de inglês

‘Encontrar a palavra-chave’ é uma das dicas listadas

por Ruan Reis sab, 16/01/2021 - 15:30
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Candidatos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 sabem que para conquistar uma boa nota precisam, além de foco nos estudos, estabelecer algumas estratégias para otimizar seu tempo durante a resolução das questões. Pensando nisso, o professor e fundador da escola de inglês ‘Really Experience’, no Recife, Édney Quaresma, deu algumas dicas para ajudar os vestibulandos nesta reta final.

Encontre a palavra-chave

A prova de inglês contempla diversos gêneros textuais, como tirinhas, charges, posts, trechos de letras de músicas, poesias, anúncios publicitários, artigos, entre outros. Ao identificar a palavra-chave ou a ideia central, fica mais fácil entender o objetivo do texto. Outra dica é: as primeiras orações dos parágrafos geralmente resumem o que a questão pede.

Leia tudo em inglês 

O Enem não apresenta questões de gramática, apenas interpretações de textos. Mesmo que muitos candidatos não se preocupem com a gramática em si, quem tiver um domínio terá mais facilidade com a leitura. Por isso, o hábito de ler, escrever pequenos textos, ouvir música, séries e filmes têm muitos benefícios na hora da prova.

Além do verbo to be

Os tempos verbais (simples past e present perfect são os mais cobrados), voz passiva, palavras de ligação ou conectivos e adjuntos adverbiais (when, where, why, how) são os temas mais comuns na prova.

Esteja bem informado

Essa é uma dica até para possíveis temas da redação. Saber o que acontece no Brasil e no mundo é fundamental, já que muitas questões abordam temas do cotidiano. Por exemplo: sites de notícias estrangeiros para aprender melhor as construções das frases, além de se informar sobre as atualidades.

Resolva provas anteriores

Busque por questões já aplicadas no Enem e por respostas comentadas. É muito comum que as provas tenham uma repetição no padrão de elaboração das questões.

Administre o seu tempo

Não deixe para o final a prova de inglês. Tente resolver as cinco questões com tempo para conferir antes de entregar o gabarito.

A versão impressa do Enem será aplicada neste domingo (17) e no dia 24 de janeiro. Já a versão digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Na primeira parte, os estudantes resolverão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo dia, os feras enfrentarão quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores