Alento familiar tranquiliza feras do vestibular da UPE
'Ela mudou de feição quando falei que ia embora, aí combinei de esperar', diz mãe de candidata
Fazer uma prova de vestibular pela primeira vez é um momento de tensão para jovens que desejam entrar na universidade. Quando a grande estreia vem em 2021, depois de um ano letivo a distância devido à pandemia da Covid-19, o contexto fica ainda mais difícil.
Para tentar reduzir o nervosismo desse momento, um gesto aparentemente simples, esperar o estudante fora do local de prova pode trazer mais tranquilidade aos candidatos. Neste domingo (31), na escola Politécnica de Pernambuco, no bairro da Benfica, no Recife, a recepcionista Viviane Kássia, de 35 anos, decidiu esperar sua filha ao ver que a adolescente ficou ainda mais nervosa quando a mãe falou em ir para casa. A jovem enfrenta a prova do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).
"Ela mudou de feição quando falei que ia embora, aí combinei de esperar. Deu mais segurança à ela. Ela veio tensa, entregou o cartão ao fiscal com a mão tremendo, muito nervosa. Estudou muito e disse que se não tirar uma nota boa vai ficar frustrada", disse a mãe.
Viviane conta que por ver o nervosismo de sua filha, também se sente abalada, mas busca não demonstrar para ajudar a menina. "Tento não mostrar para não ser pior e dou chocolate e chá a ela", disse Viviane.
Karina Pereira tem 33 anos, é cabeleireira e não está trabalhando no momento. Ela também aguardava a filha, que estreava em vestibulares, já fez provas de seleção para colégios, mas lida bem com a situação. A candidata deseja se tornar médica.
"Ela é tranquila, ainda bem. Sempre espero ela nas provas para dar suporte e ajudar em qualquer emergência, não confio em deixar ela pegar um transporte, um Uber sozinha", declarou Karina.
Questionada se está confiante no que diz respeito ao desempenho da jovem na prova, Karina afirma que acredita em um bom resultado. "Creio que vai passar, ela é muito esforçada, gosta de ler e estudar", disse a mãe.
As provas do SSA 1 começaram às 8h15. Os feras enfrentam o primeiro dia do vestibular até 12h15.