Enem: Inep quer fazer até dez exames por ano
A declaração foi dada pelo diretor do Inep, Camilo Mussi, durante uma palestra sobre o Enem Digital
O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, disse que o órgão pretende fazer até dez provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por ano. Segundo ele, a iniciativa seria em 2026. A declaração foi dada durante uma palestra realizada nesta quinta-feira (11) sobre o Enem Digital.
"Essa inovação é sensacional, um sucesso. O Enem Digital é o maior exame do mundo, ficando atrás apenas da China em aplicação digital on-line simultânea. Além das provas com vídeo e som, queremos também fazer o exame em mais datas. Imaginamos fazer em 2026, se possível, até 10 Enem por ano”, disse, segundo nota do Inep.
O diretor ressalta que a ideia é que o exame alcance o maior número possível de muncípios. “Hoje, nós somos obrigados a atingir só 1700 municípios, por causa da logística, com a utilização de serviços dos Correios, por exemplo. Porém, se hoje tivéssemos 5 mil municípios brasileiros com pelo menos um laboratório com acesso à internet, todos daquela região poderiam fazer a prova. Nós queremos ter essa capilaridade de atingir o país todo”, concluiu, de acordo com publicação do Inep.
O Enem Digital foi realizado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No total, o exame contou com uma estrutura de 4.053 laboratórios de informática. Já o Enem impresso ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro. Os resultados das duas versões do exame serão divulgados no dia 29 de março.