Escolas de PE terão grupo de estudos de gênero
Projeto também promoverá atividades que discutirão sexualidade
Na próxima sexta-feira (26), às 9h, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco promete lançar o projeto “Grupo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Gênero e Sexualidades nas escolas da Rede Estadual”. A iniciativa tem como proposta ampliar os debates sobre temáticas de gênero e sexualidade no ambiente escolar, por meio de parcerias educacionais e pesquisas entre professores e estudantes.
A cerimônia de lançamento será realizada por meio do YouTube, com as participações da deputada federal Tábata Amaral e da professora Denise Botelho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Elas discutirão o tema “Gênero e sexualidades no (e para além) do espaço escolar”.
Além do debate inicial, durante a cerimônia serão apresentados os detalhes do projeto que tem como parceiras as Secretarias da Mulher, da Saúde, de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, além da UFRPE, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e representantes de escolas estaduais. Segundo a SEE, de início, 20 unidades de ensino contarão com atividades do projeto.
Para a gestora da Gerência de Educação Inclusiva e Direitos Humanos da Secretaria de Educação e Esportes, Vera Braga, a escola é um ambiente fundamental para que discussões sejam promovidas com cunhos educacional e social. “A escola é um locus adequado para esta interlocução, essas desconstruções e construções que precisam ser vistas no âmbito escolar para que a sociedade seja inteiramente inclusiva, para que todos os corpos sejam respeitados em suas singularidades. Este projeto surge para prevenir a violência de gênero, para reafirmar que a escola precisa acolher, demandar e refletir”, destacou a gestora, conforme informações da SEE.