Estudante autista conquista 1º lugar em Medicina na UFJ

Rúbia Carolina fez 920 pontos na redação do Enem e garantiu a primeira colocação no curso da Universidade Federal de Jataí

por Paula Brasileiro dom, 18/04/2021 - 15:17

Uma estudante de Buritama, interior de São Paulo, com diagnóstico de autismo, conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e compartilhou a notícia através de suas redes sociais. Rúbia Carolina Nobre Morais tem 30 anos e fez 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguindo assim, a primeira colocação para o curso sonhado. Ela dedicou a conquista aos pais. 

Rúbia Carolina já é formada em odontologia mas largou a profissão por conta do autismo. Ela sofre com hipersensibilidade sensorial e não suportava os ruídos do consultório quando estava em atendimento. A ex-odontóloga então decidiu dedicar-se aos estudos novamente e chegou a vender crochê para custear um cursinho preparatório. O resultado foi uma pontuação de 920 na redação do Enem que lhe garantiu o primeiro lugar no curso de Medicina da UFJ.

Em seu Instagram, Rúbia comemorou a conquista e a dedicou aos pais. Segundo ela, aceitar o diagnóstico de autismo foi um dos passos primordiais para que ela pudesse chegar onde sonhou. “É isso que acontece quando pais de autistas ACEITAM o diagnóstico de seus filhos. A gente cria asas e voa. Eu odeio abraços, mas minha mãe pediu e hoje eu deixei”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores