Inscrição presencial de estágio gera aglomeração no Rio

Episódio ocorreu na porta do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, onde mais de 100 pessoas formaram fila para o processo seletivo

por Jennifer Buarque seg, 10/05/2021 - 10:39
Reprodução/TV Globo Aglomeração varou a madrugada Reprodução/TV Globo

Em meio à pandemia, vários processos seletivos adotaram a modalidade on-line a fim de evitar aglomerações. Mas, nesse domingo (9), ocorreu o contrário no Hospital Federal da Lagoa, zona sul do Rio, onde estava sendo realizado o processo seletivo de estágio no CTI para estudantes de medicina. Mais de cem estudantes formaram uma fila na porta da unidade para realizar a inscrição de forma presencial que iniciaria a partir das 9h desta segunda-feira (10).

Segundo processo seletivo do Ministério da Saúde, apenas os 80 primeiros inscritos poderão realizar a prova. Tal medida fez com que, segundo locais, estudantes formassem uma fila com cadeiras e cobertores. As pessoas que estavam no local ainda relataram que um funcionário da unidade distribuiu senhas para as 80 primeiras pessoas da fila. Essa ação, no entanto, não estava prevista no edital.

No edital aponta: “ Em razão das limitações logísticas do Hospital Federal da Lagoa, neste considerando o contexto imposto pela Pandemia pelo COVID-19, o quantitativo de inscritos a serem convocados para a realização das provas será limitado aos 80 primeiros candidatos inscritos no Certame”. Segundo relatos 22h da noite de domingo já tinha mais de 100 pessoas na fila, praticamente 12h antes do início das inscrições. Alguns estudantes não tentaram a chance após saber da situação no local. Confira o edital.

COMENTÁRIOS dos leitores