Sistema CNPq sofre apagão e acesso ao Lattes é prejudicado

O problema na plataforma foi apontado por usuários nas redes sociais. De acordo com eles, a falha ocorre deste o último sábado (24)

por Elaine Guimarães ter, 27/07/2021 - 10:29
Pixabay O CNPq emitiu comunicado sobre o assunto Pixabay

Pesquisadores e universitários usaram as redes sociais para apontar falhas na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com as publicações, o problema no sistema ocorre desde o último sábado (24) e tem impossibilitanto o acesso aos currículos na Plataforma Lattes.

Neste dia, o perfil oficial do CNPq emitiu uma nota relatando que estão trabalhando para solucionar o problema. "Ainda não há previsão para o restabelecimento total. Todos os esforços estão sendo envidados para o pleno retorno o mais breve possível", explica a publicação.

Entretanto, nesta terça-feira (27), o problema persiste, o que gerou reclamações e acusações de sucateamento das instituições pelo Governo Federal. "Esse governo tem na sua essência o negacionismo e o obscurantismo, que vão na contra mão da ciência...consigo entender facilmente o desmonte do CNPq. Infelizmente vamos demorar muito tempo pra desfazer toda a destruição das instituições que estamos passando", escreveu um internauta. "Essas falhas no CV Lattes estão se tornando constantes. Triste em ver o CNPq sendo sucateado dessa maneira", desabafou outro.

A plataforma divulgou um novo informe no final da noite da segunda-feira (26). Nele, o CNPq afirma que está trabalhando, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, para reestabelecer o sistema a fim de "restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível". Confira o comunicado:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores