Cinco erros no currículo que podem fazê-lo ser eliminado

Sem êxito na avaliação desse "cartão de visita" o candidato sequer é habilitado para uma entrevista com a empresa

por Jennifer Buarque qui, 02/09/2021 - 12:37
Freepik Recrutadores têm de 6 a 10 segundos para avaliar um currículo Freepik

O currículo é a primeira fase de uma seleção, onde os candidatos passam as primeiras impressões para os recrutadores. Sem êxito na avaliação desse "cartão de visita" o candidato sequer é habilitado para uma entrevista com a empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, os recrutadores têm entre seis e dez segundos para avaliar um currículo e, nesse primeiro momento, vários são eliminados por erros que poderiam ser evitados. O LeiaJá entrevistou Carol Ramalho, professora de Recursos Humanos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para saber o que o candidato deve evitar e ter mais chances de conquistar o emprego dos sonhos. Confira:

 

1) Não colocar os dados corretamente

Quando inserir as informações, o candidato deve colocar opçõpes de contato em que será mais facilmente encontrado. Inclusive, até a ordem das informações e dos números é importante. Carol Ramalho pontua a importância de um e-mail profissional : “Use um e-mail profissional. Evite endereços de e-mail onde há apelidos, como exemplo, gatinhamanhosa@gmail.com”, explica.

2) Não colocar um objetivo claro

“Às vezes, o candidato não tem claro o que deseja para sua trajetória, mas nem por isso precisa ser aquele texto copiado, como ‘contribuir para o desenvolvimento da empresa...’, o recrutador nem lê, pois sabe que é copiado.”, aponta. Deve-se colocar o que realmente quer profissionalmente.

3) Não colocar mês e ano das atividades já exercidas

Carol Ramalho lembra que o currículo é sua apresentação em sua ausência, então  descrever sua trajetória é importante. “Coloque o nome da empresa, o tempo e o período que ficou lá. É importante [colocar essas informações], pois essa é sua apresentação sem você estar com o recrutador fisicamente. Ele [o currículo] representa a sua história”, esclarece.

4) Não descrever a atividade que realizou no cargo

Alguns cargos podem variar de função, dentro ou fora de uma mesma empresa. A professora de RH enfatiza que esse é um bom momento para "vender seu peixe", apresentando resultados. “Em cargos como auxiliar administrativo, por exemplo, você pode fazer coisas completamente diferentes dentro da empresa e isso pode mudar ainda mais de uma empresa para outra. Ou seja, nas descrições, após o nome da empresa, período e cargo, é muito importante pontuar suas atividades mais relevantes e, principalmente, quais os resultados obtidos. Você não pode perder a chance de vender seu peixe.”, pontua.

5) Utilizar fotos inadequadas (quando optar por usar fotos) 

“Fotos de baile de formatura, com roupas informais e fotos recortadas com algo no fundo devem ser evitadas”, frisou a professora de RH Carol Ramalho. ”Utilize fotos profissionais com fundo neutro, roupas adequadas para o ambiente de trabalho, assim como bijuterias e maquiagem e cabelo ajeitado e barba feita”, aconselha. Se optar por colocar uma foto, esta deve ser semelhante com a imagem que você iria para a entrevista, por exemplo.

COMENTÁRIOS dos leitores