Capes lança edital para pesquisas sobre impacto da Covid

Até 40 projetos receberão investimento pelo programa

por Jennifer Buarque seg, 27/09/2021 - 13:45
Freepik Freepik

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira (27), o edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Impactos da Pandemia. O programa irá contemplar 40 projetos que terão vigência de 48 meses e previsão de implantação em março de 2022. As propostas devem ser apresentadas entre 4 de outubro e 22 de novembro por meio do Sistema de Inscrições da Capes.

Os trabalhos deverão considerar fatores que surgiram ou foram agravados devido a pandemia, como violência, saúde e adoecimento social, reestruturação da arquitetura urbana, novas ou adaptadas estruturas de trabalho e de ensino, e agravamento em diferenças entre estados. O programa, que irá apoiar projetos de profissionais qualificados e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas-científicas sobre questões de emergenciais a nível nacional, irá dispor de aproximadamente R$ 25,1 milhões.

Nas bolsas, até R$ 21,1 milhões serão destinado a concessão e recursos de custeio dos projetos. Cada projeto será composto por até quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado, todas pagas pelo Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios. A presidente da Capes, Cláudia Queda Toledo, reforça que os projetos devem estar alinhados com a realidade do país: “A CAPES concederá bolsas para diagnóstico e para soluções sobre os reflexos da COVID-19 no território nacional. Serão projetos interdisciplinares, pois temos reflexos em todas as áreas”, afirmou em texto enviado pela assessoria.

Para estar apto a participar o proponente deve ser professor ou pesquisador vinculado a um PPG recomendado pela CAPES, estar cadastrado na plataforma Sucupira, possuir título de doutor e ter currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes.

COMENTÁRIOS dos leitores