Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado hoje (19)

Data visa destacar a importância das mulheres na liderança de pequenos negócios

por Alfredo Carvalho sex, 19/11/2021 - 18:14
Pixabay/Tumisu Pixabay/Tumisu

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, que visa destacar a batalha das mulheres para emplacar seus negócios.

Atualmente, a figura feminina ocupa uma parcela expressiva nos negócios individuais do Brasil. De acordo com os dados do Microempreendedor individual (MEI), dos 52 milhões de empreendedores do país, 48% são mulheres.

Além disso, uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), mostra que o Brasil é o sétimo país a apresentar o maior número de empreendedoras femininas. Segundo o mesmo estudo, 52,1% dos brasileiros conhecem alguém que tenha se tornado empreendedor na pandemia de Covid-19, com um crescimento mais elevado entre as mulheres.

Embora o crescimento seja evidente, as mulheres ainda precisam lidar com o preconceito daqueles que duvidam de suas capacidades. Segundo a consultora de moda e dona da marca Surrender, Andressa Gomes, ser mulher e atuar no mercado em uma posição de liderança ou negociação, não é uma tarefa fácil.

Apesar dos desafios, Andressa afirma que, cada vez mais, as mulheres ocupam seus lugares e hoje é possível vê-las em diversas posições de liderança. “Quando decidi largar meu emprego para montar meu negócio fui muito questionada, me apontaram muito o dedo, mas valeu muito a pena. Construí minha marca e meu sonho junto”, recorda.

Ao se tornar empreendedora, a micropigmentadora e dona de uma clínica de estética, Natasha Sheeny, pontua que conquistou uma liberdade que seria impossível em outro tipo de negócio. “Me deixa à vontade para testar novas coisas, para fazer o que eu amo, para escolher o meu horário, por mais que muitas das vezes eu trabalhe mais do que um regime CLT. Mas é por vontade própria, porque eu amo aquilo que eu faço”, relata.

A dona do Espaço Fabi, Fabi Ferreira, comenta que estudou muito sobre o papel de uma líder e continua a estudar para ampliar seus conhecimentos. “Porque além de treinar, também precisamos motivar, influenciar, tolerar, entender os limites e trabalhar em cima de cada um de maneira diferente, além de sempre mostrar os pontos fortes de cada um”, descreve.

É importante destacar que ainda existem algumas barreiras impostas pelo universo masculino, mas a dona da Ely’s Joias, Latife Elys acredita que aos poucos esse cenário é mudado. “Com competência, criatividade e muita persistência não há limites. Amo o que faço, a cada novo desafio me torno melhor e mais forte”, define.

COMENTÁRIOS dos leitores