Embarque Digital aceita inscrições até dia 14 de fevereiro

Programa visa a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia

qui, 10/02/2022 - 14:37
Divulgação Programa é para jovens egressos da rede pública Divulgação

O programa Embarque Digital, que visa a formação de jovens egressos da rede pública na área de tecnologia em Pernambuco, está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (14). Os interessados poderão concorrer às vagas ofertadas em três instituições: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Senac e Universidade Tiradentes (Unit).

Os principais requisitos para participação no Programa Embarque Digital são residir na cidade do Recife; ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter concluído o ensino médio nos últimos 05 (cinco) anos; e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2021 e 2017 ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre os anos de 2017 e 2020.

É importante ressaltar que os candidatos que também tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas terão prioridade no processo seletivo.

Classificação e cotas

Em caso de empate entre os candidatos, a coordenação do programa levará em consideração os seguintes pontos: ser mulher; ter concluído o ensino médio em escola pública localizada na cidade do Recife; ter concluído o ensino fundamental em escola pública; e o candidato que tiver a maior idade. Metade das vagas são destinadas para estudantes negros ou pardos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site ou do aplicativo Conecta Recife.

Estudante tem deveres a cumprir

O vínculo com o estudante beneficiário do programa pode ser interrompido se o mesmo se ausentar injustificadamente em 25% das aulas ministradas no semestre do curso; desligar-se do curso ou da instituição de ensino; trancar injustificadamente o curso por mais de 01 (um) trimestre; e não concluir o curso no prazo máximo de 07 (sete) semestres.

Embarque Digital

Lançado em setembro de 2021, o Programa Embarque Digital ofertou inicialmente 200 vagas para os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e contabilizou mais de 1.500 inscrições. Com alta aderência dos estudantes selecionados, a iniciativa recebeu no seu primeiro semestre de funcionamento investimentos na ordem de R$ 837 mil reais. Para 2022 serão ofertadas um total de 600 vagas, sendo 350 no primeiro semestre e 250 para o segundo semestre.

COMENTÁRIOS dos leitores