Residência: qual a relevância da análise curricular?

Veja dicas de atividades acadêmicas que podem agregar ao currículo

por Ayanne Lima qui, 23/06/2022 - 17:54
Freepik Residência de medicina Freepik

A análise curricular é uma das etapas que constituem o processo seletivo para residência médica. Ela equivale a 10% da nota final, se tornando, muitas vezes, o diferencial dos candidatos na avaliação.

Para a Professora e médica Iana Sales, coordenadora nacional de medicina do Grupo Ser Educacional, o estudante que investe em seu currículo ao longo da graduação tem mais chance de conseguir uma vaga na seleção.

“Costumo dizer aos estudantes que nunca é cedo para começar a pensar sobre isso e incentivo que, logo no início do curso, participem de atividades extracurriculares para tornar o seu currículo competitivo”, declara. 

Sales lista algumas atividades importantes que podem ser realizadas, como as monitorias, que de acordo com a professora, é onde os estudantes são estimulados a conhecer as atividades relacionadas a área acadêmica. E que enriquecem a sua formação, proporcionando uma experiência interessante para o currículo acadêmico e profissional.

Segundo a docente, as atividades científicas são outras possibilidades interessantes para aqueles que desejam ter prática com pesquisas, e uma delas, a iniciação científica, oportuniza aos estudantes um contato mais próximo com elementos básicos da ciência.

“Atividades como a elaboração do projeto de pesquisa até a publicação de resultados são experiências que favorecem o desenvolvimento de senso crítico, raciocino clínico e tomada de decisão. Além disso, outras habilidades que certamente tornam o profissional mais qualificados. Como bônus, o estudante é certificado e poderá pontuar na análise curricular do processo de residência médica”, ressalta Iana.

Ela ainda destaca a participação em projetos de extensão, que proporcionam aprendizagens significativas e beneficiam diretamente a comunidade, que tem acesso à serviços de assistência e educação. 

Iana também relembra outros projetos acadêmicos que também podem ser realizados para agregar ao currículo, como a participação em congressos, publicações científicas e ligas acadêmicas.

COMENTÁRIOS dos leitores