Pesquisa: área de TI tem déficit de 400 mil profissionais

De acordo com levantamento, o RH das empresas de tecnologia enfrentam dificuldades para atrair e reter mão de obra qualificada

por Thaynara Andrade qua, 13/07/2022 - 11:41
Freepik Setor de tecnologia enfrenta falta de profissionais Freepik

De acordo com o levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a atração de talentos é um dos principais desafios das empresas que precisam de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia. Só no Brasil, o déficit estimado é de 400 mil profissionais. Até o ano de 2025, se estima uma carência de 797 mil profissionais especializados em algumas das áreas de Tecnologia da Informação (TI).

Além da dificuldade em atrair essa mão de obra, a pesquisa constatou um turnover, que é um indicador de mensuração da quantidade de funcionários que deixam a empresa, de 48% ao ano no segmento da tecnologia. Ou seja, o setor de recursos humanos dessas empresas, além de terem o desafio de contratar bons profissionais, também tem a missão de reter essas pessoas.

Esse problema é comum a outros setores, entretanto, no segmento de tecnologia a disponibilidade de mão de obra qualificada terá consequências diretas no desenvolvimento de novas soluções, conquista de novos clientes e crescimento de receita, de acordo com o levantamento.

COMENTÁRIOS dos leitores