Pesquisa: 78% dos trabalhadores sentem tristeza na rotina

Levantamento buscou analisar perfil da saúde mental no ambiente corporativo

por Thaynara Andrade qua, 28/09/2022 - 13:42
Freepik Pesquisa revela cenário da saúde mental no ambiente corporativo Freepik

De acordo com pesquisa realizada pela empresa de saúde HealthTech, 93% dos entrevistados sentem-se nervosos, tensos ou preocupados, mais de 73% apresentam cansaço geral e 78% apresentam tristeza em sua rotina de trabalho. O levantamento foi realizado com 800 pacientes da empresa, que teve a intenção de expandir o debate sobre saúde corporativa.

A pesquisa, que foi realizada por meio da aplicação do questionário de saúde mental, durante 12 meses, ainda revelou que 11,5% dos participantes já sentiram vontade de suicidar-se. O dado não é surpreendente, visto que, segundo Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais ou psíquicos.

Outros dados identificaram que 265 entrevistados, trataram ou ainda tratam algum transtorno de ansiedade, enquanto 167 apresentaram problemas relacionados ao estresse. Do total de participantes, 127 relataram tratar ou ter transtornos depressivos durante o período do estudo.

A HealthTech informou também que 59% dos entrevistados têm dificuldade de pensar com clareza, 60% perdem o interesse pelas coisas com facilidade, 52,5% relataram chorar mais do que o costume, enquanto 35% se sentem inúteis.

COMENTÁRIOS dos leitores