Inep libera cartilha de redação do Enem 2022
O documento traz exemplos de redações nota mil, explicações sobre correção e detalhas as cinco competências da prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na última sexta-feira (14), a cartilha de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O documento, destinado aos participantes desta edição do exame, traz exemplos de redações nota mil, explicações sobre correção e detalhas as cinco competências solicitadas na prova. Os estudantes podem consultar a cartilha através do endereço eletrônico do Inep.
Correção
Na prova de redação, os inscritos no Enem 2022 devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e do repertório sócio-cultural construídos ao longo dos estudos.
De acordo com a cartilha, as redações do exame serão corrigidas por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística. Todo processo poderá contar com até quatro etapas e levará em consideração os critérios solicitados nas cinco competências.
Quais são as competências?
- competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota da redação
Ainda segundo o documento, cada avaliador da redação deve atribuir uma nota, entre 0 e 200 pontos, para cada uma das cinco competências solicitadas. A soma desses pontos farão parte da nota total de cada avaliador, cuja máxima é de 1.000 pontos. Assim, a nota final do participante será calculada a partir da média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Enem 2022
Nesta edição do exame, as provas estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o cronograma divulgado. O Enem 2022 contabilizou 3.396.632 inscritos nas versões impressa e digital, segundo menor número de participantes desde 2005.