UFPE abre 91 vagas no programa moradia estudantil

O programa procura ajudar os estudantes em vulnerabildiade socioeconômica com bolsas moradia ou residências universitárias

por Mariana Ramos ter, 20/12/2022 - 17:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Universidade Federal de Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou o edital do Programa de Moradia Estudantil 2022-2 para estudantes da instituição em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Estão sendo oferecidas 91 oportunidades, em que 69 delas são na residência universitária e 22 para bolsas moradia.

O programa tem por fundamento a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e visa garantir a permanência dos alunos na faculdade para que eles sigam estudando. Poderão receber este benefício o aluno veterano ou calouro que estiver matriculado em um curso presencial da universidade, tenha renda familiar per capita menor ou igual a um salário-mínimo e meio e não resida na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os que receberem apoio pelo programa terão o direito de residir em uma das Casas de Estudantes Universitárias (CEUs) da UFPE ou receber recursos financeiros mensais para custeio de parte das despesas de locomoção, moradia e alimentação por parte da instituição. Os aprovados também terão prioridade nos programas e serviços do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naest).

Das 91 vagas, 5% delas serão asseguradas para alunos com deficiência. As inscrições para participar do programa abrem no dia 2 de janeiro de 2023 e se encerram no dia 22 do mesmo mês. Elas poderão ser feitas de forma online através do Sistema Siga

Para mais detalhes e acesso ao editar, os interessados podem acessar o site da UFPE.

COMENTÁRIOS dos leitores