Saiba qual é a documentação necessária para abrir o MEI

A figura jurídica do MEI foi instituída em 2008 para tirar pequenos empreendedores e profissionais autônomos da informalidade

por Joice Silva ter, 10/01/2023 - 11:56
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil Saiba a documentação necessária para abrir o MEI Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O boletim Mapa de Empresas de 2022, divulgado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, aponta que quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI), com um total de 13.489.017 MEIs com 19.373.257 empresas ativas no país.

A figura jurídica do MEI foi instituída em 2008 para tirar pequenos empreendedores e profissionais autônomos da informalidade. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a ter acesso aos benefícios da Previdência Social e à possibilidade de emitir notas fiscais. Além disso, conta com a possibilidade de contratação de um funcionário.

Tendo isso em vista, reunimos aqui a documentação completa para você que deseja se tornar um microempreendedor. É bem simples, você só vai precisar de:

- CPF, título de eleitor e número de celular ativo;

- CEP residencial e do local onde a atividade será exercida (caso haja um local fixo --muitos microempreendedores atuam na própria residência);

- Número das duas últimas declarações do Imposto de Renda;

Vale relembrar que para a abertura do processo de formalização , é cobrada uma taxa R$ 66.

COMENTÁRIOS dos leitores