Professor é reprovado por cota que o aprovou há 16 anos

O professor de educação física Alan Teixeira se autodeclarou pardo, mas foi considerado inapto pela banca examinadora, o Instituto Quadrix.

LeiaJá tambémpor Ayanne Lima sab, 25/03/2023 - 12:40
Reprodução/TV Globo Irmãos gêmeos Alex e Alan Teixeira Reprodução/TV Globo

O professor de educação física Alan Teixeira, de 33 anos, participou do concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em 2022, mas foi reprovado no procedimento de heteroidentificação. Teixeira se autodeclarou pardo, mas foi considerado inapto pela banca examinadora, o Instituto Quadrix. O docente utilizou o mesmo recurso no vestibular da Universidade de Brasília (UnB), em 2007, e foi aprovado.

Em contrapartida, naquela época, Alex Teixeira, irmão gêmeo idêntico de Alan, foi reprovado na UnB após também se autodeclarar pardo. Na época, os estudantes eram avaliados através de fotos anexadas à ficha de inscrição. Devido a repercussão do caso, a instituição alterou o modo de avaliação, e passou a utilizar entrevistas no ano seguinte.

Segundo o comunicado divulgado pela banca no último domingo (19), os candidatos não qualificados negros pelo procedimento ainda podem concorrer na ampla concorrência, caso tenha obtido notas para classificação e aprovação nas fases anteriores do certame. Alan interpôs recurso contra o resultado preliminar como prevê o edital, mas o resultado final tem divulgação prevista para o dia 28 de março.

COMENTÁRIOS dos leitores