Pesquisa: mulheres podem aumentar rendas com cursos online

40% das mulheres que aprendem online produzem ganhos para a economia e podem agregar até US$ 14 bilhões em valor à educação online até 2026

seg, 27/03/2023 - 10:53
Freepik Estudar online pode ser benéfico para mulheres, diz levantamento Freepik

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Coursera, em conjunto com a Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo do Banco Mundial, 40% das mulheres que aprendem on-line produzem ganhos para a economia. Elas podem agregar até US$ 14 bilhões em valor à educação on-line até 2026.

O estudo, intitulado "Mulheres e o Ensino Online em Mercados Emergentes", foi desenvolvido para quantificar a participação das mulheres no aprendizado on-line, identificar barreiras para uma maior participação e oferecer recomendações para os setores público e privado para melhorar as oportunidades e resultados ao longo da vida para as mulheres.

Nicole Amaral, líder de transformação de habilidades para a América Latina e o Caribe no Coursera, afirma que um treinamento on-line pode dar às mulheres uma ampla rede de oportunidades profissionais.

“Nosso estudo mostrou que dar às mulheres acesso aprimorado ao treinamento online pode criar novas perspectivas de carreira e tornar a força de trabalho mais diversificada e competitiva. Isso, por sua vez, pode potencialmente resultar em novas vagas de emprego e crescimento econômico no Brasil.  Esperamos que nossa pesquisa estimule governos, empresas e líderes acadêmicos a agir e que líderes introduzam iniciativas que possam ajudar a combater alguns dos principais problemas enfrentados pelas mulheres no Brasil, como acesso gratuito à banda larga, opções de educação continuada mais flexíveis e mais oportunidades de emprego”, apontou.

No Brasil, o acesso à educação é fundamental para impulsionar melhores condições socioeconômicas. Um relatório do Banco Mundial aponta que no país ter um diploma universitário (em comparação com apenas ter completado o Ensino Médio) significa, em média, um salário 125% mais alto.

Da mesma forma, um estudo da ANPEC aponta que quem conclui um curso profissionalizante de nível básico ganha, em média, 37% a mais do que quem não fez. Cerca de um terço das alunas entrevistadas disseram que encontraram um novo emprego, abriram um negócio ou melhoraram seu trabalho ou desempenho nos negócios depois de fazer cursos on-line.

Do total, 22% das mulheres viram um aumento em sua renda, quase 40% das quais relataram um aumento de 10% ou mais.

COMENTÁRIOS dos leitores