Descanso pode ser um aliado na preparação para o Enem

Ter uma rotina exaustiva de estudo é prejudicial à saúde mental e física, alerta psicopedagoga

por Elaine Guimarães sex, 21/07/2023 - 12:08
Unsplash Jovem na praia Unsplash

Uma rotina de estudos exaustiva pode trazer malefícios para a saúde mental e física. Não é incomum ver relatos de estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares com um cronograma com 10 horas ou mais de dedicação aos assuntos que podem aparecer nas avaliaçãos.

Ao LeiaJá, a psicopedagoga Juliana Lapenda ressalta que os momentos de descanso podem ser um aliado na preparação para o Enem, como também para vestibulares e concursos. Além disso, ela salienta que um cronograma exaustivo, sem pausas, é prejudicial e pode causar efeitos ao corpo e mente. 

"Muitas horas de estudo causa um cansaço físico e mental. Não há estudante que consiga render ou assimilar conteúdos com uma rotina exaustiva. É importante destacar que horas de estudo não é sinônimo de eficácia. Muitas vezes, é melhor ter poucas horas dedicas à leitura e resolução de questões para ter um rendimento melhor. Nem sempre quantitade é sinônimo de qualidade", observa.

Para a psicopedagoga, as pausas são fundamentais, pois será nesses momentos em que o estudante terá a possibilidade de se dedicar a coisas que sente prazer em fazer, algo que vai além da leitura de conteúdos. "No cronograma construído pelo aluno é importante sempre ter esse descanso. Ele pode usar esse momento para tirar um cochilo, ver os amigos, fazer algo que realmente goste", ressaltou à reportagem.

Juliana Lapenda chama atenção para o papel da família durante essa preparação e pausas. "O adolescente já está em uma situação de cobrança, porque é uma prova em que se tem a ideia que é obrigatório passar. Então, cabe a família diminuir essa cobrança e incentivar esse descanso". Além disso, ela salienta que no caso do estudante apresentar sintomas de ansiedade ou depressão é importante procurar um especialista, ou seja, um psicólogo. 

Neste período de férias ou recesso escolar, a psicopedagoga reforça que sair um pouco da rotina de estudo não será prejudicial na preparação e que o ritmo pode ser retomado sem alterações. "Férias é férias. Todo mundo precisa desse momento, até os profissionais precisam dessa pausa. Nesse momento, o estudante pode fazer uma pequena viagem, um passeio, coisas que o desligue por alguns instantes dos estudos, do Enem, vestibulares ou concurso. Saber aproveitar esses momentos e retornar ao cronograma sem prejuízos, com a saúde mental e física bem". 

COMENTÁRIOS dos leitores