Jovem morre durante teste físico para concurso da PM

Durante sol forte, teste foi realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

por Mariana Ramos sex, 04/08/2023 - 18:51
Flickr/Cb Elton Camilo/5ª EMG Teste é parte da 4ª fase do concurso que é eliminatória Flickr/Cb Elton Camilo/5ª EMG

Um homem morreu, nesta sexta-feira (4), um dia depois de passar mal no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso para soldado da Polícia Militar (PM) do Mato Grosso do Sul (MS). O teste aconteceu na quinta-feira (3), quando o jovem Arthur Matheus Martins Rosa, de 25 anos, desmaiou na corrida, foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu na tarde de hoje.

A fase de TAF é eliminatória do concurso e exigia que os participantes completassem três etapas, a primeira com elevação na barra fixa, seguida de 32 abdominais e corrida de 2,4 mil metros que deve ser finalizada dentro de 12 minutos. Caso o candidato não concluísse alguma destas etapas, ele seria reprovado.

No vídeo gravado durante o teste, é possível ver que pelo menos outras duas pessoas também passam mal durante a corrida de 1,2 mil metros e caem no chão. Em entrevista ao G1, uma das pessoas que realizou a prova, e preferiu não se identificar, relatou que a umidade estava muito baixa.

“A prova não foi fácil, afinal estamos sendo treinados para ser policial. Infelizmente, temos que esperar o pior cenário. Ontem a umidade estava muito baixa, e por isso sempre tinha água disponível. Teve uma preocupação da organização com os participantes e tinham muitas pessoas participando”, contou.

[@#video#@]

Esta era a quarta fase do concurso da PM e aconteceu no Centro Poliesportivo da Vila Nasser. Arthur, que é de Goiás, viajou ao Mato Grosso do Sul apenas para participar do concurso. Em nota enviada ao LeiaJá, o Estado do Mato Grosso do Sul lamentou a morte do jovem e determinou que sejam tomadas as providências para apurar possíveis negligências e responsabilidades.

Confira a nota na íntegra:

"O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul lamenta profundamente o óbito em decorrência do TAF (Teste de Aptidão Física) da prova da Polícia Militar de um candidato de 25 anos, oriundo do Estado de Goiás, e informa que já determinou que sejam tomadas as devidas providências para esclarecer o fato, com compromisso de apurar as possíveis negligências e responsabilidades.

Apesar de todo arcabouço legal que as provas de teste físico requerem, bem como todo cuidado e responsabilidade pela aplicação da mesma, é necessário apuração célere que não deixe margens para novas tragédias, motivo pelo qual já se iniciou uma apuração isenta e objetiva. 

O Governo de Mato Grosso do Sul se solidariza com familiares e amigos do candidato, que teve seu sonho de ingressar nas forças de Segurança Pública interrompido, e prestará toda assistência necessária neste momento de luto."

COMENTÁRIOS dos leitores