Catho promove mutirão de empregos para pessoas PCD's
A 5ª edição do evento, além de promover entrevistas com empresas parceiras, serão disponibilizados, gratuitamente, laudos médicos para aqueles que ainda não o possuem
Nesta sexta-feira (29), a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, estará realizando o quinto Mutirão PcD, em São Paulo. A iniciativa, totalmente gratuita, busca facilitar o match perfeito entre pessoas com deficiência ou reabilitados pelo INSS e empresas, por meio de entrevistas rápidas. O evento também contará com uma equipe médica para avaliação e disponibilização de laudos gratuitos, conforme instituído pela Lei de Cotas nº 12.711/12.
Na base da Catho atualmente, menos de 30% das pessoas com deficiência declaram ter laudo ou documento do INSS. Entretanto, no mercado de trabalho, uma pessoa que se declara com alguma deficiência precisa ter um desses documentos para ser contemplada pela Lei de Cotas. Seguindo determinações do Ministério do Trabalho, caso não haja nenhum, a contratação é feita como pessoa sem deficiência.
O Mutirão, uma iniciativa da Catho originada pelo movimento #MinhaVagaPorDireito em 2018, concentra-se em promover a inclusão de pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS no mercado de trabalho. Seu propósito é facilitar o acesso gratuito a oportunidades de emprego. Os candidatos pré-inscritos podem interagir com até duas empresas, desde que tenham os documentos necessários: duas cópias impressas do currículo, documento com foto (RG, habilitação ou carteira de trabalho), CPF e laudo médico de deficiência ou certificado de reabilitação do INSS, se aplicável.
O Mutirão PcD também conta com a participação de parceiros como Azul Linhas Aéreas, Bradesco Seguros, Ecolab, Natural da Terra e JLL, consultoria imobiliária, que realizarão processos seletivos durante todo o evento. A TAP, empresa de saúde e segurança ocupacional, é a responsável pela avaliação e emissão do laudo médico.
A Catho e as empresas presentes no local não garantem a contratação dos participantes do evento.
Durante o mutirão, os candidatos terão à disposição uma equipe de intérpretes de libras, equipe de apoio para acompanhar profissionais que necessitarem, espaço para receber cães-guias, chamadas de senhas com áudio para pessoas cegas ou com baixa visão e apoio para preenchimento do currículo, caso o candidato não possua.