PMPE divulga esquema de segurança para o Enem 2023
Com menos locais de prova e maior número de inscritos, o Estado contará com 3961 lançamentos para atuação na segurança nos dias do exame
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) anunciou, nesta terça-feira (31), que contará com 3961 policiais para atuação na segurança durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Na edição anterior, foram mobilizados 4188 PMs para fazer a segurança nos dias de prova.
Ao todo, o estado de Pernambuco tem 218.857 inscritos, quantitativo maior do que na edição anterior, que contou com 184.860 participantes, de acordo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo o coordenador estadual de segurança do Enem, Major Daniel Augusto, a atuação da PMPE é uma parceria entre a Secretaria de Defesa Social (SDS) e Inep e foi iniciada em 22 de outubro, data em que os cadernos de prova começaram a chegar em Pernambuco. Além disso, de acordo com o Major, a PM atuará em 83 municípios, além de Fernando de Noronha, e em 573 locais de aplicação, 116 a menos que em 2022 (689), dado que justifica a diminuição dos lançamentos da PMPE nesta edição da avaliação.
"Parece uma contradição, mas isso é reflexo do número de alunos que é maior por sala, em virtude do desaparecimento da pandemia [Covid-19]", afirmou o coordenador estadual de segurança do Enem. O Enem digital foi extinto no último ano.
Cada local de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, seja regular ou para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e reaplicação, contará com, pelo menos, uma dupla de policiais militares. A ação da PMPE será a pé, como também de forma motorizada. Durante coletiva de imprensa, o Major Daniel Augusto apontou que o maior quantitativo de policiais está concentrado na área central do Recife, Zona Oeste da capital pernambucana, Caruaru, no Agreste, e Afogados da Ingazeira, no Pajeú.
Enem 2023
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está prevista para os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Linguagens (artes, educação física, português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas, que conta com as disciplinas de filosofia, história, sociologia e geografia, além de uma redação.
Já no segundo domingo, o certame contará com 80 quesitos de matemática e Ciências da Natureza, prova composta por biologia, física e química. O Enem PPL e reaplicação está previsto para os dias 12 e 13 de dezembro.