Filmes brasileiros vencem festivais internacionais
'O Homem das Multidões' recebeu prêmios no Festival de Toulose e de Guadalajara
O cinema brasileiro ganhou destaque mundial com O Homem das Multidões e O Lobo atrás da porta. Ambos foram premiados em dois festivais internacionais.
O Homem das Multidões foi eleito o melhor filme do Festival de Toulouse, na França, e recebeu o prêmio especial do júri e de melhor fotografia (Ivo Lopes Araújo) no Festival de Guadalajara, no México. Já O lobo atrás da porta levou o prêmio de melhor filme e direção no Festival de Miami. Em Guadalajara, o longa de Fernando Coimbra também ganhou a Melhor Direção.
Com a premiação no Festival de Toulouse, O Homem das Multidões recebeu 6 mil euros para facilitar a distribuição do filme na França. A première internacional do longa aconteceu em fevereiro no Festival de Berlim. A estreia no Brasil acontece dia 31 de julho.
O Homem das Multidões
O filme tem direção do pernambucano Marcelo Gomes e de Cao Guimarães e é inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. A história gira em torno de Juvenal, um maquinista de metrô em Belo Horizonte, e Margô, que controla o fluxo dos trens. O filme traz uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no cenário urbano do Brasil.
O Lobo Atrás da Porta
Dirigido por Fernando Coimbra, o filme é um thriller psicológico que envolve um triângulo amoroso no subúrbio carioca. A trama parte de um sequestro de uma criança, cuja resolução acontece apenas no final do filme. Enquanto isso, a história vai sendo construída a partir de mentiras e revelações surpreedentes. A estreia no Brasil acontece dia 29 de maio.
Os dois filmes foram exibidos no Janela Internacional de Cinema do Recife em 2013