Atleta relata luta contra o câncer em livro
Na publicação, Deborah Aquino conta como conseguiu conciliar a paixão pelo esporte e o tratamento
A maratonista Deborah Aquino enfrentou um câncer de mama e decidiu colocar sua história de superação em um livro. Na publicação Num piscar de olhos, a atleta relata que conseguiu manter a paixão pelo esporte de pé, conciliando as atividades físicas e o tratamento. No livro, ela conta sua jornada pessoal, os dilemas cotidianos, sentimentos, apoio da família, tudo isso atrelado ao esporte, sua grande paixão.
De acordo com a autora,ela tenta mostrar que a doença pode ser enfrentada de forma leve, sem a pressão que os pacientes costumam sentir, quando são diagnosticados. "Não que eu seja melhor ou pior que os outros, mas acredito que pelo fato de ser brincalhona, pude mostrar que existe outro lado, que a doença e o tratamento podem ser encarados de uma forma mais leve", comenta Deborah.
A atleta conseguiu continuar correndo durante o tratamento, e para isso contou com a ajuda do treinador, que lhe alertou das dificuldades iniciais que iria sentir. "Fui treinada para pensar em um quilômetro de cada vez, não se sabe como o corpo responde, não se corre 42 quilômetros. Quando soube que iria fazer quimioterapia, foi a primeira coisa que pensei. É, outra vez, uma coisa desconhecida, não sei como meu corpo vai reagir, mas tem uma linha de chegada, assim como na maratona!", ressalta.
O livro Num Piscar de Olhos foi publicado pela editora Gregory e já está disponíveis nas principais livrarias do país. A relação de Deborah Aquino com a corrida tem mais de 12 anos. Mas a primeira maratona da atleta foi completada pouco tempo antes do diagnóstico de câncer de mama. Durante o tratamento, Debs resolveu relatar sua experiência diária no seu blog, ganhando inúmeros seguidores na rede.