Amoeda Digital destaca a cultura cubana

Exibição visa aproximar as manifestações artísticas entre Pernambuco e Cuba

por Roberta Patu sab, 22/08/2015 - 14:47

O Cineclube Amoeda Digital imerge na cultura cubana, em aproximação com as manifestações artísticas de Pernambuco e promove exibição de vários documentários. Na programação, estão: O Caribe que Nos Une (2012), dirigido por Nilton Pereira, que é convidado para o debate após a sessão, e dois curtas-metragens clássicos da cinematografia caribenha, NOW! (1965), de Santiago Álvarez, e Pela Primeira Vez (1967), de Octavio Cortazar.

No filme ‘Pernamcubanos’, a música e a religião de matriz africana dão a tônica para o encontro entre duas artistas, uma atriz e diretora de teatro cubana, e uma coquista e mãe de santo pernambucana. O diretor do filme, Nilton Pereira, explica que a ideia para o longa-metragem surgiu durante o período em que estudou cinema na Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Bãnos (EICTV), em Cuba.

O Cineclube Amoeda Digital existe desde 2006 e atualmente realiza sessões com o patrocínio do FUNCULTURA, por meio da FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco, e o apoio do Bar Teatro Mamulengo.

COMENTÁRIOS dos leitores